...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

Sexta-feira, 17 de Junho, 2011
Yazalde: “Gostava de me mostrar ao novo treinador”

O ponta-de-lança Yazalde, internacional sub-21, mantém contrato por mais três anos com o Sporting de Braga mas nesta altura ainda desconhece qual o seu futuro. Recrutado pelo Braga, em 2009, ao Rio Ave, Yazalde ainda não conseguiu afirmar-se na primeira equipa arsenalista. Mas aguarda por uma oportunidade e está confiante que a entrada de Leonardo Jardim possa abrir as portas.

“É claro que gostava de ficar em Braga, desde que assinei contrato pelo clube estou à espera de uma oportunidade, mas até ao momento ainda ninguém me disse nada. Estou a aguardar”, vincou o futebolista ao ‘Correio do Minho’. A principal expectativa do internacional português resulta na chegada de Leonardo Jardim a Braga. “O clube tem novo treinador e gostava de me mostrar. Mas ainda aguardo que me digam alguma coisa”, vincou Yazalde.

O futebolista, actualmente com 22 anos, foi apontado como uma aposta de futuro, depois de se ter destacado no clube de Vila do Conde e também na Selecção Nacional de sub-21. Recrutado pelo Sporting de Braga na época de 2008/09, Yazalde acabou por ser emprestado ao clube de Vila do Conde. Seguiu-se um novo empréstimo ao Olhanense em 2009/2010 e na época passada ainda chegou a iniciar os trabalhos na formação bracarense, mas acabou por ser dispensado por Domingos Paciência.

Yazalde completou a época no Rio Ave, onde realizou 28 jogos e apontou seis golos, embora numa posição mais recuada, a que não está habituado a jogar.
A SAD do Braga estuda, ainda, a possibilidade de realizar a transferência de Yazalde para um clube estrangeiro perante o leque de clubes interessados, mas o futebolista garante que ainda não foi contactado oficialmente sobre essa matéria.

Treinador para assentar no projecto

O anúncio da escolha de Carlos Resende para treinador do ABC, tornado público ontem por um jornal nacional, não passa de uma possibilidade entre muitas outras que, neste momento, estão na posse da SAD do clube bracarense.

Este é um processo que promete arrastar-se pelos próximos dias, tendo em linha de conta a avaliação cuidada que os responsáveis do clube pretendem elaborar quanto ao perfil do novo técnico e em que moldes pode encaixar na estrutura. Certo é, terá de ser sempre um técnico para assentar na estrutura geral, sabendo que o ABC detém uma autêntica escola de andebol, e onde Jorge Rito teve uma importância determinante ao longo dos últimos anos.

Por outro lado, o ABC tem mantido uma fidelização com os treinadores de longa duração, basta recordar a passagem d e Aleksander Donner por treze anos em Braga e Jorge Rito nas últimas sete temporadas.
Por isso, apesar do contrato que será apresentado ao novo técnico ter a duração de um ano há a intenção da SAD do ABC em assegurar o treinador ideal que preconize uma filosofia própria do clube cuja identidade está bem definida. Nestes termos, a escolha não deve acontecer de um dia para o outro.

O ‘timing’ máximo estabelecido internamente será o final do mês, ou seja, durante as próximas duas semanas será anunciado o nome do novo treinador.
A par de Carlos Resende surge uma mão cheia de candidatos ao lugar, mas tudo não passará de especulação, garante fonte do clube, na medida em que até nem foram encetados contactos com treinadores para celebrarem qualquer ligação ao ABC.
CORREIO DO MINHO
 

Caso das fotografias pode custar 2.500 euros
instrutor terá encontrado ligação entre o clube e o autor da entrega

O Sp. Braga fez saber recentemente, através de um comunicado, que foi acusado no inquérito ao processo relativo aos incidentes registados no último encontro com o U. Leiria no estádio Axa. Em causa estão fotografias de lances ocorridos na 1.ª parte e que o árbitro Bruno Paixão não sancionou de forma favorável para o clube da casa, imagens que foram entregues por baixo da porta do balneário do árbitro, durante o intervalo.

Ao anunciar que está acusado num processo em que não está em causa o crime de coação, o Sp. Braga não quebrou o segredo processual pois este termina logo que o inquérito está concluído. Desta forma, o clube bracarense tirou também alguma pressão sobre o mercado, onde se está a movimentar com fluidez. Um eventual processo por coação sobre a equipa de arbitragem podia implicar a descida de divisão, desvalorizando automaticamente muitos dos ativos do clube.
RECORD

 

Jardim como Domingos

O Braga de Leonardo Jardim será idêntico ao de Domingos Paciência, pelo menos no que ao desenho táctico e às ideias posicionais diz respeito. Diferenças só, eventualmente, na concepção de jogo. A disposição será o 4x3x3 habitual, ainda que com uma pequena variável no meio-campo. Domingos gostava de usar um 10 puro, daqueles que facilmente se colam ao avançado ou ajudam a desequilibrar nas alas. Jardim prefere um médio menos vistoso e mais equilibrado tacticamente. Alguém que ataque e seja decisivo no último passe, mas tenha inteligência suficiente para fechar um dos vértices interiores do meio-campo e jogar num plano ligeiramente mais recuado. Será esse o trabalho a fazer com Mossoró, uma vez que para todas as outras posições já tem jogadores que encaixam na sua concepção táctica ideal.

Leonardo Jardim não é treinador de fugir muito ao 4x3x3 clássico, embora em situações pontuais jogue em 4x4x2. Foi assim no Beira-Mar e no Chaves, para surpreender determinados adversários em função dos quais a equipa se apresentava. Num Braga de dimensão bem mais elevada do que qualquer um dos seus clubes passados, Jardim dificilmente abordará um jogo numa posição expectante. O 4x3x3 que vai começar a treinar a partir de 1 de Julho será a base de trabalho de toda a época. Tal como com Domingos ao longo das duas últimas temporadas.

A disposição das 10 pedras à frente do guarda-redes é idêntica à do seu antecessor e assenta em predisposições sobre as quais o plantel já está construído. Jardim quer analisar primeiro o grupo à disposição, mas já sabe que terá em mãos atletas que correspondem ao que idealiza. Nas alas, por exemplo, o treinador faz questão de ter um extremo puro (Alan, Hélder Barbosa ou Ukra) e um avançado mais móvel, com tendência a chegar-se ao centro. Em Chaves foi Capucho, no Beira-Mar aconteceu com Rui Varela e Leandro Tatu. Em Braga tem Paulo César e Yazalde, por exemplo.

No que ao trinco diz respeito, a opção primordial recai sobre um jogador muito posicional, que adivinhe onde a bola cai e simultaneamente consiga colocá-la rapidamente no ataque em condições jogáveis. Vandinho encaixava na perfeição, mas Djamal e Custódio também servem essas intenções. Há outras tipologias bem definidas, que explicamos a seguir por sectores individualizados.


Darragi quer Espanha depois da Champions

Darragi no Braga é assunto na Tunísia a cada dia que passa e talvez por isso o Esperánce de Tunes, clube do jogador, decidiu publicar ontem uma entrevista do jogador ao sítio oficial. Nessa Darragi faz marcha-atrás e diz que agora já não lhe interessa tanto sair da Tunísia, pois está "apostado em ajudar o clube a ganhar a Liga dos Campeões africanos."

A frase deixa, automaticamente, o jogador mais longe de Braga. É que, perante a intransigência do multimilionário presidente do Esperánce, era a vontade de Darragi que mais jogava a favor do Braga nesta intensa batalha negocial que se arrasta há algumas semanas sem consequências práticas. Agora, darragi diz que quer continuar. "É óbvio que todos os jogadores querem melhorar a sua situação financeira e especialmente a futebolística. Quando a oportunidade se proporcionar, deixarei o Esperánce de Tunes. Espero que saia pela porta grande depois de conquistar mais títulos", acrescentou o Picasso da Tunísia, deixando mais uma vez explícito que pretende jogar mais alguns meses naquele clube.

Para piorar, depois o destino de eleição também parece escolhido. "O meu destino preferido seria Espanha. Aquela liga seduz-me", frisou.

O Braga vai tentar convencer novamente o jogador a forçar a mudança.

Aníbal renova e sai para rodar
O jovem Aníbal acertou ontem a renovação de contrato com o Braga. O clube tinha opção para mais um ano e decidiu accioná-la, mas aproveitou para reformular o contrato e aumentar significativamente o defesa-central. Ao melhorar as condições salariais, assegurou que o novo vínculo seja válido não só para a próxima época mas também nova opção por um ano, a accionar em Junho próximo. Aníbal vai agora ser emprestado, provavelmente a um clube da Liga Orangina.


Angolano Geraldo apontado no Brasil

O "Paraná Online" escreve na sua edição de ontem que o Braga fez proposta pelo angolano Geraldo, médio de 19 anos que recentemente completou 50 jogos pelo Coritiba. O jornal cita o empresário do jogador, que acrescenta ter em mãos outras duas propostas além da dos bracarenses: Valência e Paris Saint-Germain. "Mostraram interesse mas têm de conversar com a directoria", diz, ao que o Coritiba responde: "Não chegou nenhuma proposta." Ao que O JOGO apurou, Geraldo não é hipótese para o meio-campo arsenalista, embora tenha qualidade ao ponto de jogar na selecção principal de Angola
O JOGO
 

Darragi prefere ir para Espanha

Tunisino que o Braga queria para o meio-campo tem outros planos para o futuro.

À semelhança das negociações com Ernesto Farías, também o interesse do Braga em Ousmane Darragi, médio organizador do Espérance de Tunis, esbarrou nos valores.

O número 10 é praticamente um caso perdido para os minhotos, que em parceria com a Gestifute acenaram com cerca de 1 milhão de euros para convencer o emblema magrebino a vender a sua principal estrela.

Sem sucesso. Ontem, o site oficial do Espérance publicou extensa entrevista com Darragi, um sinal evidente de que o jogador está mais para ficar do que para sair.

«As ofertas existem e estão nas mãos da Direcção. Mas a sair tem que ser pela porta grande, com o título nacional e a Liga dos Campeões Africanos», disse Darragi, assumindo que tem o sonho de jogar em Espanha: «A La Liga seduz-me muito, é o meu destino preferido.»
A BOLA

publicado por carlitos às 15:33

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
4

5
6
7
10

12
14
15
16

24

26
30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA