...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

Quarta-feira, 16 de Novembro, 2011
Euro (Q) APURAMENTO EURO 2012
2011/11/15, 21:00, Lisboa

Portugal
6-2
Bósnia e Herzegovina
 Nani24'
 Miguel Veloso80'
 Hélder Postiga72' 82'
 Cristiano Ronaldo8' 53'

 

Cristiano Ronaldo mostra o caminho e Portugal está no Euro 2012

Portugal, Bósnia, Euro 2012 | 






Noite perfeita de Cristiano Ronaldo no Estádio da Luz, que foi figura na goleada de 6x2 da selecção nacional sobre a Bósnia, garantindo a sexta qualificação de Portugal para a fase final de um Campeonato da Europa.

Bastante hostilizado na Bósnia pelos adeptos locais, Cristiano Ronaldo respondeu dentro do campo. O jogador do Real Madrid “vestiu” a pele de verdadeiro capitão da selecção nacional e comandou a equipa rumo à Polónia e Ucrânia.

Com o grande ambiente criado pelos portugueses antes do jogo, Portugal tinha tudo para garantir uma noite perfeita e teve-a. Cristiano Ronaldo, pois claro, foi o primeiro a colocar o Estádio da Luz em ponto de ebulição, inaugurando o marcador logo aos sete minutos, na marcação perfeita de um livre.

A atitude dos jogadores desde o primeiro minuto e o golo do capitão de Portugal deixavam antever um final feliz após os 90 minutos, ideia que foi reforçada ao minuto 24 com um grande golo de Nani, que lançou nova explosão de alegria no estádio.

A inspiração dos jogadores portugueses ajudaram a resolver um jogo que podia ser complicado e que teve nos últimos 15 minutos da primeira parte o pior momento de Portugal. A selecção das quinas pareceu adormecer à sombra da vantagem madrugadora e sofreu o primeiro golo da Bósnia, marcado de grande penalidade por Misimovic, a quatro minutos do intervalo.

No início da etapa complementar todos os cenários estavam em aberto, mas rapidamente Cristiano Ronaldo tratou de voltar a dar descanso aos portugueses, ao ampliar a vantagem para 3x1 após uma grande arrancada, correspondendo da melhor forma ao passe de João Moutinho.

O jogo passou a ter uma toada na qual parecia que os portugueses estavam mais perto do quarto golo do que a Bósnia, que viu Lulic ser expulso após o tento sofrido, do segundo, mas, após uma grande penalidade que a equipa de arbitragem não assinalou a favor da selecção das quinas, os bósnios reduziram, num lance de passividade da defesa nacional, embora o golo tenha sido alcançado devido a uma posição irregular de Spahic.

À boa maneira portuguesa, Portugal sofreu um bocadinho, pois bastava um golo à Bósnia para passar para a frente da eliminatória, mas soube manter o controlo emocional, não permitiu que o adversário se galvanizasse e partiu para a goleada.

Hélder Postiga deu a tranquilidade com o 4x2, Miguel Veloso sentenciou a eliminatória e o avançado do Zaragoza bisou e estabeleceu o resultado final de 6x2, que podia ser maior, caso Rúben Micael tivesse tido mais pontaria.

Há um ano poucos acreditariam que Portugal ia conseguir o apuramento, mas a selecção nacional deu a melhor resposta possível e, apesar de ter falhado a qualificação directa, carimbou o passaporte para a Polónia e Ucrânia em grande estilo e ao som do hino nacional cantado no Estádio da Luz após o apito final.

 

FICHA DE JOGO
-Portugal Rui Patrício  
-Portugal Bruno Alves  
-Portugal Pepe  
-Portugal João Pereira  
-Portugal Fábio Coentrão 
40'
-Portugal João Moutinho  
-Portugal Miguel Veloso 
80'
-Portugal Nani
83
24'
-Portugal Raul Meireles
63
 
-Portugal Hélder Postiga
84
36'72' 82'
-Portugal Cristiano Ronaldo 
8' 53'
-Bósnia e Herzegovina Asmir Begovic  
-Bósnia e Herzegovina Saša Papac 
78'
-Bósnia e Herzegovina Emir Spahić 
22'65'
-Bósnia e Herzegovina Sanel Jahic  
-Bósnia e Herzegovina Adnan Zahirovic  
-Bósnia e Herzegovina Haris Međunjanin 
51'
-Bósnia e Herzegovina Senad Lulić 
53' 53'53'
-Bósnia e Herzegovina Miralem Pjanić
64
 
-Bósnia e Herzegovina Elvir Rahimić
57
43'
-Bósnia e Herzegovina Zvjezdan Misimović 
41' (g.p.)
-Bósnia e Herzegovina Edin Džeko 
68'
 
-Portugal Eduardo  
-Portugal Rolando  
-Portugal Quaresma
83
 
-Portugal Carlos Martins
84
 
-Portugal Rúben Micael
63
77'
-Portugal Rúben Amorim  
-Portugal Hugo Almeida  
-Bósnia e Herzegovina Asmir Avdukic  
-Bósnia e Herzegovina Muhamed Bešić
64
 
-Bósnia e Herzegovina Boris Pandza  
-Bósnia e Herzegovina Senijad Ibričić  
-Bósnia e Herzegovina Darko Maletic
57
 
-Bósnia e Herzegovina Zlatan Muslimović  
-Bósnia e Herzegovina Vedad Ibišević  
 
TPortugalPaulo Bento  
TBósnia e HerzegovinaSafet Sušić

Paulo Bento: «O que conquistámos é fruto do nosso trabalho e união»




Portugal carimbou a passaporte para a fase final do Campeonato da Europa e Paulo Bento, seleccionador nacional, no flash-interview à RTP, destacou o empenho dos jogadores em todos os momentos da fase de qualificação.

Paulo Bento: «O mérito foi da equipa e dos jogadores. Sempre disse que se perdêssemos seria culpa minha e que se vencêssemos o mérito seria dos jogadores. Eles tiveram a capacidade de se adaptar a novas ideias quando se mudou de seleccionador e demonstraram um grande empenho em todos os momentos».

«Soubemos dar a volta por cima aos golos dos bósnios e terminamos com uma vitória e com um bom resultado. Durante o apuramento também tivemos sempre calma, embora não tenhamos conseguido sempre os melhores resultados, como aconteceu com a Dinamarca. Mas o que conquistámos é fruto da nossa união e do nosso trabalho».

Cristiano Ronaldo: «Consegui marcar e ajudar a equipa. Já habituei as pessoas a marcar de livre, que é uma das minhas especialidades, mas é importante realçar esta vitória frente a um adversário difícil. Agora vamos desfrutar do momento».

Nani: «O grupo está animado, unido e temos qualidade. Com a mudança de seleccionador a mentalidade mudou, temos muita força, apesar de algumas pessoas não acreditarem, mas podemos ir longe no Europeu».

Bosingwa e Ricardo Carvalho definitivamente fora do Euro

Paulo Bento, Bosingwa, Ricardo Carvalho





Ricardo Carvalho e Bosingwa não têm qualquer possibilidade de serem convocados para o Campeonato da Europa.

A garantia foi dada por Paulo Bento na conferência de imprensa após a vitória gorda de 6x2 de Portugal sobre a Bósnia-Herzegovina e que garantiu o apuramento da selecção nacional.

O seleccionador português acusou o lateral do Chelsea de simular lesões para não jogar, enquanto a atitude de Ricardo Carvalho em vésperas do jogo de Portugal no Chipre, em Agosto, afastou-o de vez das opções do técnico.

Aliás, Paulo Bento foi bem explícito quando afirmou que nenhum pedido de desculpas pode fazê-lo voltar atrás na decisão de não convocar os dois jogadores e que a única possibilidade que ambos têm de estar no Euro 2012 é na condição de «espectadores».

publicado por carlitos às 13:04

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

4

11
12

13
18
19

20
21
25

28
29
30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA