|
Nuno Gomes mais próximo
O interesse em Nuno Gomes, que até ontem era oficioso, passou a oficial logo depois de almoço. António Salvador reuniu com o avançado para lhe fazer uma proposta concreta para um ano de contrato no Minho. Confirma-se, assim, a notícia de O JOGO de 9 de Junho, muito anterior a qualquer outro rumor, que apontava o ex-benfiquista ao Braga, e completamente independente do interesse em Farías, que nunca foi primeira opção para o ataque, mas sim um negócio de ocasião.
O presidente arsenalista foi, ontem, a Lisboa falar pessoalmente com o jogador. A reunião deu-se ao início da tarde, no escritório de advogados de Proença de Carvalho, bem no centro da capital portuguesa. Cordial, o encontro não foi longo, até porque o essencial Nuno Gomes já sabia: o Braga tem interesse em acolhê-lo no plantel.
O avançado também tem interesse em mudar-se para o Minho e cumprir o trajecto que Quim fez há exactamente um ano, precisamente na mesma condição de dispensado do Benfica. A amizade com o guarda-redes até pode ser um ponto a favor do Braga, nesta batalha pelo goleador. Mas, não será o principal. Apesar de estar habituado a um ordenado principesco, Nuno Gomes entende que, aos 34 anos, o dinheiro já não pode ser fundamental. Desgostoso com os meros 18 jogos feitos no campeonato - quase sempre, como suplente utilizado - o natural de Amarante quer provar ao Benfica e a Jorge Jesus que ainda tem qualidade e pode ser muito útil, não só numa equipa de topo, como também na Selecção Nacional, à qual deixou de ser chamado precisamente desde que foi relegado para terceiro plano no Benfica .
Ora, para cumprir esses planos, Nuno Gomes não poderá ir jogar para o México, Estados Unidos ou Austrália, países de onde tem propostas extremamente vantajosas, do ponto de vista económico, mas, cujos campeonatos são de dimensão reduzidíssima. Esse é o trunfo do Braga: grande dimensão em Portugal e cada vez maior na Europa.
O jogador ouviu a proposta de António Salvador e rumou depois ao Algarve, onde vai gozar alguns dias de férias. A verdade é que há outras propostas de clubes europeus em cima da mesa e, apesar de as duas partes terem acertado alguns pormenores, não há ainda negócio consumado. Certo é que ficou agendada nova reunião para depois de 30 de Junho e, nessa sim, é provável que se conclua o negócio antecipado por O JOGO, e que, ontem, ficou bem mais próximo.
Lima está à cabeça de muita concorrência
O Braga parece ser um excelente destino para Nuno Gomes voltar a jogar com frequência, mas, não se pense que o avançado terá tarefa fácil. A concorrência é apertada, especialmente a que virá de Lima, titular indiscutível na época passada, ainda que sem rendimento de monta na recta final da época - 16 jogos sem marcar. Há sempre a possibilidade de Leonardo Jardim adaptar o seu esquema preferido - 4x3x3 - de forma a que caibam dois pontas-de-lança, ou desviar Lima para uma das alas, como chegou a fazer Domingos Paciência, na Liga Europa. Isso parece, porém, mais improvável, havendo Ukra, Alan, Paulo César, Hélder Barbosa e, provavelmente, Magrão. Além de Lima, há mais três pontas-de-lança à procura de um lugar, sendo que o Braga dificilmente ficará com cinco e, por isso, viabilizará a saída de Meyong ou o empréstimo de Zé Luís. Douglas é quem tem o lugar certo, pois apresenta características específicas: é um verdadeiro homem de área e excelente cabeceador.
Quer recorde no Euro'2012
Estar presente na quarta grande competição por Portugal - Euro'2012 - é um objectivo definido e cuja concretização tornará Nuno Gomes recordista, em Portugal. É atrás disso que corre o jogador, que também sabe que mantém a confiança de Paulo Bento, ainda que o ex-companheiro e actual seleccionador nacional nunca o tenha convocado. Para voltar a rivalizar com Hélder Postiga e Hugo Almeida pelo lugar de ponta-de-lança, o seleccionador apenas lhe exige o ritmo físico que só se adquire com tempo de jogo. Claro que também são precisos golos, mas, esses são um velho hábito na carreira.
Nuno Gomes na Liga Zon Sagres
ÉPOCA CLUBE JOGOS GOLOS
1994/95 Boavista17 1
1995/96 Boavista28 7
1996/97 Boavista34 15
1997/98 Benfica 33 18
1998/99 Benfica 34 24
1999/00 Benfica 34 18
2002/03 Benfica 27 9
2003/04 Benfica 21 7
2004/05 Benfica 23 8
2005/06 Benfica 29 15
2006/07 Benfica 24 6
2007/08 Benfica 25 7
2008/09 Benfica 24 7
2009/10 Benfica 13 3
2010/11 Benfica 5 4
Factos
Perdoado?
Em Novembro de 2005, Nuno Gomes fez um gesto no Estádio AXA que desgostou os sócios bracarenses, ao simular estar a injectar-se depois de um golo do Braga. Os adeptos nunca lhe perdoaram. E agora?
Amigos
Se assinar mesmo pelo Braga, Nuno Gomes não se sentirá só, nem sequer nos primeiros tempos. No AXA já joga Quim, amigo e companheiro de vários anos, no clube e selecção. Hugo Viana também é um velho conhecido e até Jorge Ribeiro pode reencontrar.
Linha habitual
Não era normal o Braga contratar grandes estrelas portuguesas, mas, está a tornar-se um hábito: João Vieira Pinto, Hugo Viana, Quim e, agora, Nuno Gomes.
163 golos
Nuno Gomes já foi conhecido por Nuno Golos, e com razão. Só no campeonato. conta com 163, os últimos dois marcados em Paços de Ferreira, em Março.
Fim do sonho
Com 398 jogos pelo Benfica, Nuno Gomes sonhou chegar às quatro centenas, mas, foi travado pela intransigência de Jorge Jesus. O treinador só o utilizou sete vezes, cinco das quais no campeonato. Ainda assim, o número fica para a posteridade.
Mais eficaz
Um golo a cada 13 minutos de utilização fizeram de Nuno Gomes o jogador mais eficaz do passado campeonato. Um registo impressionante: 52 minutos e quatro golos.
Magrão a caminho para a a esquerda
O Dínamo de Kiev não foi só o adversário que o Braga eliminou nos quartos-de-final da Liga Europa. Neste momento, é o maior aliado dos minhotos na empreitada que visa trazer Gerson Magrão para Portugal. O médio tem contrato com os ucranianos e a vontade do Braga de o contratar é tão grande como a do Dínamo em "despachá-lo." Por isso, está já conseguido o acordo para a cedência por uma época, com o Braga a ficar com opção de compra. Falta convencer o jogador, que não quer abdicar do salário que recebe em Kiev. Mas, até nisso o Dínamo está disposto a dar uma ajuda e assumir parte da folha salarial, viabilizando o desejo de Leonardo Jardim. Jorge Baidek é quem está a comandar o negócio, que deverá ter fumo branco até à próxima semana. Basta que Magrão baixe um pouco as exigências.
Gerson Magrão é um médio polivalente. No Dínamo de Kiev, jogava frequentemente sobre a esquerda do meio-campo, não como extremo declarado, mas, mais como médio-ala. Em Braga, encaixa como extremo, médio interior e até lateral-esquerdo, uma vez que, no Dínamo, desempenhou, repetidamente, essas funções.
Esta provável contratação não exclui Jorge Ribeiro como alvo há muito identificado para o meio-campo. Caso tudo corra como Salvador deseja, então a competitividade na esquerda aumenta sobremaneira: Elderson, Marco Ramos, Imorou, Viana, Jorge Ribeiro, Paulo César, Hélder Barbosa e Magrão.
Experiência de Champions no currículo de históricos
Cruzeiro, Feyenoord, Flamengo e Dínamo de Kiev - esqueçam o Ipatinga, onde passou e brilhou intensamente, entre 2007 e 2008, e Gerson Magrão só representou grandes clubes. Começou num candidato ao título brasileiro, mudou-se para um dos três grandes holandeses e, em Junho de 2009, chegou a Kiev, depois de mais uma incursão por um grande brasileiro. Só no Feyenoord jogou pouco, e no primeiro ano em Kiev foi indiscutível no campeonato e na Liga dos Campeões.
Transferências leoninas não mexem com Hugo Viana
"Sinto-me bem em Braga, tenho três anos de contrato e já cumpri um, não recebi nenhum contacto do Sporting nem de outro clube nem tão-pouco seria bonito pensar nisso", sublinha Hugo Viana, quando confrontado com um hipotético regresso a Alvalade, para onde se mudaram, recentemente, o treinador Domingos Paciência e o central Rodríguez. Numa conferência de Imprensa promovida em Albufeira, ontem, o médio, mostrou-se, aliás, profundamente agradado com o facto de ter contribuído para enriquecer o historial dos minhotos, lembrando o segundo lugar na Liga e a final da Liga Europa, nas últimas duas épocas. Com 2011/12 já no horizonte, Hugo Viana garantiu que Leonardo Jardim será bem recebido e apoiado, tal como os novos jogadores do plantel: "O nosso trabalho é ajudar a que esta onda de sucesso continue por muitos anos". Quanto à saída de Domingos, comentou-a com naturalidade, lembrando que, "no futebol, há etapas que terminam", e, não obstante os elogios, pretende "ficar à frente dele no campeonato". O mesmo desejo, aliás, é aplicado a Artur, o guarda-redes que mora agora na Luz: "Ele é excelente e espero que tenha sorte… menos contra o Braga".
O JOGO
|