...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Terça-feira, 31 de Maio, 2011

PSD sobe e desfaz empate técnico com PS à entrada para a última semana de campanha

 O PSD regista na sexta sondagem diária da SIC a mais alta intenção de voto desde o início da campanha eleitoral, e o avanço sobre o PS é também o maior desde o início das sondagens diárias da Eurosondagem, na terça-feira passada. Os sociais democratas têm 34,7% das intenções de voto, o que significa uma subida de 1 ponto percentual em relação à sondagem de sábado.
 

Rui Oliveira Costa, da eurosondagem mas conhecido mais por ser Sportinguista que expert em sondagens e estatísticas refere que o PSD é mesmo o único partido a subir, e todos os outros descem entre 0,1 e 0,3 pontos percentuais. As maiores quedas são do PS e do CDS: os socialistas caem 3 décimas, e registam uma intenção de voto de 32,1%.

A diferença entre PSD e PS é agora de 2,6%. No sábado, dia da publicação da sondagem anterior, esta diferença estava em 1,3 pontos percentuais.

Os resultados da sondagem diária constituem uma ponderação sobre as entrevistas recolhidas nos últimos 4 dias de trabalho de campo, ou seja, a sondagem de hoje resulta de um total de 2.052 entrevistas validadas, a que corresponde uma margem de erro de 2,16%.

Isto significa que, à entrada para a última semana, a vantagem do PSD sobre o PS é superior à margem de erro, o que se traduz no fim do empate técnico entre os dois partidos, de acordo com a Eurosondagem.

O número de inquiridos que declara não saber ainda em quem vota ou não responder é, mesmo assim, de 22,2%, um patamar ainda elevado mas 2 décimas de ponto percentual abaixo do registado no Sábado, dia em que foi publicada a sondagem anterior.

O CDS também cai ligeiramente, para os 12,9% de intenções de voto. Quedas inferiores (1 décima em ambos os casos) registam a CDU, para os 7,7%, e o Bloco de Esquerda, para os 6,3%

Com estas intenções de voto, o bloco da direita sobe 7 décimas, para um total de 47,6% no conjunto do PSD e do CDS. O conjunto da esquerda (PS, CDU e Bloco) desce meio ponto percentual, para 46,1%.



Ficha Técnica

Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A. no dia 29/05/2011 para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, com o objectivo de conhecer a intenção de voto.

O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa.

A amostra foi estratificada por Região (Norte –19,0%; A.M. do Porto – 13,7%; Centro – 32,9%; A.M. de Lisboa – 25,7%; Sul – 8,7%), e aleatória no que concerne ao Sexo e Faixa Etária, de onde resultou Feminino (53,5%), Masculino (46,5%) e 18/30 anos (18,2%), 31/59 anos (51,1%) e 60 anos ou mais (30,7%), num total de 2052 entrevistas telefónicas validadas.

O resultado projectado da intenção de voto, é calculado mediante um exercício meramente matemático, presumindo que os 21,8% respondentes “Ns/Nr” se abstêm e resulta da seguinte média: Dia 25/05 – 10%, dia 26/05 – 20%, dia 27/05 – 30%, dia 29/05 – 40%.

O erro máximo da Amostra é de 2,16%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Um exemplar deste Estudo de Opinião está depositado na ERC.

O Responsável Técnico da Eurosondagem

Rui Oliveira Costa

 

Enquanto isso:

 

Sondagem TVI: PSD alarga vantagem para 4,7 pontos sobre PS

Se as eleições legislativas se realizassem hoje o PSD obteria 37% dos votos contra 32,3% do PS, indica uma sondagem da Intercampus para a TVI e Público. Os sociais-democratas aumentam a vantagem dos 1,7 pontos, na sexta-feira, para 4,7 pontos.

O CDS-PP recolhe 12,7% das intenções de voto, enquanto a CDU obtém 7,7% e o BE alcança 5,2%.

Face à sondagem de sexta-feira, o PSD sobe 1,2 pontos percentuais, o PS perde 1,8 pontos, o CDS-PP ganha 1,4 pontos, a CDU estabiliza e o BE perde 1,3 pontos.

A projecção baseia-se numa sondagem efectuada entre 25 e 29 de Maio, mediante 1010 entrevistas telefónicas. O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 3.08%.

 Ou seja, resumindo, as sondagens valem o que valem apesar de numa e noutra fonte o denominador comum é o fato de o PSD estar em ambas À frente de Socialistas. Mas ainda recordamos em 2009, quando a maioria das sondagens, inclusive à boca das urnas darem um posição fraca do CDS/PP muito perto da esquerda de BE e CDU/Os Verdes.

Sobretudo desde essa data que todos ficamos com um pé atrás pois realmente nunca se sabe o que vai acontecer.

Numa opinião muito pessoal sempre achei que por mais fiável que fosse este tipo de actividade, nunca me "fiei" e fui sempre confiando desconfiando.

O POvo é quem mais ordena é ele quem escolhe e por maior força de vontade em querer colaborar neste tipo de estudo nunca é passivel de colocar delado alguns itens que podem colocar em causa todo um trabalho. Basta alguém responder deliberadamente o oposto daquilo que por norma vota. Acredito nessa tese que podemos reportar para outros vértices da sociedade e em outros campos que não a Política.

Domingo por volta das 20h00 todos ficaremos a saber se sempre foi assim ou se afinal aconteceu volte face SÓ por vontade popular. CAR

publicado por carlitos às 00:10

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab



15
18
19

22



ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA