...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Quarta-feira, 25 de Maio, 2011

 

Em relação ao mercado para a nova época vou tentar, ao máximo, não adiantar qualquer nome mesmo que seja mencionado em toda a CS. Desde que venha no site oficial do clube, tudo bem. Porque de resto sabemos o quão especulativo é o mercado futebolístico. Assim mais vale falar de dados concretos e nesse aspecto é ainda notícia a boa época europeia do SCB que será sempre cabeça de série no apuramento para a fase de grupos e caso ultrapasse o seu adversário nesse patamar continuará a ser na fase de grupos. Frutos colhidos desta época magnifica.

 

Cabeça-de-série até ao final
Apesar de alguns campeonatos ainda não terem terminado, já é possível conhecer alguns enquadramentos nas provas europeias da próxima época. Assim, da mesma forma que o FC Porto se integrará no pote 1 do sorteio da Liga dos Campeões, também o Braga retirou muitas vantagens da excelente caminhada europeia da época finda, que resultou na final de Dublin perdida para os dragões. Resumido, para depois tudo ser explicado, os arsenalistas serão cabeças-de-série no play-off e no sorteio da fase de grupos se, obviamente, lá chegarem.

Os 19 jogos disputados este ano valeram um coeficiente de 25,760 pontos, número igual ao do Benfica, mas valorizado pelo facto de os bónus aí incluídos não terem sido conquistados à custa de apuramentos directos. Com tamanha pontuação, o Braga foi a nona equipa europeia da época no ranking da UEFA (segunda portuguesa atrás do FC Porto), bastante próximo do Chelsea, que foi sexto. O magnífico desempenho garantiu uma subida de 20 lugares - de 48º para 28º - na tabela de coeficientes dos últimos cinco anos, afinal aquela que define o ranking com que as equipas entram nas provas que disputam.

À frente entre as equipas que na próxima época vão disputar a Liga Europa, o Braga só vê, para já, seis clubes, um deles o Sporting. Se o Lyon perder, na última jornada do campeonato francês, a vaga na Liga dos Campeões, então o Braga desce para oitavo.

E se no play-off já se sabia que o Braga seria cabeça-de-série, a grande novidade disto tudo é que na fase de grupos também o será. Não é um dado cem por cento adquirido, mas praticamente. Isto porque na última eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, só cinco equipas com ranking superior ao Braga poderão ser eliminadas e transitar para a Liga Europa. Se isso acontecer - e se tiver mesmo passado a oitavo classificado entre as equipas qualificadas para a Liga Europa, o Braga desceria para o 13º lugar, um abaixo do último que, no sorteio, garante o pote 1. Um cataclismo altamente improvável, pois entre Arsenal, Bayern de Munique, Benfica, Villarreal ou Marselha, nenhum se apuraria para a fase de grupos da Champions.

O próximo treinador do Braga terá, pois, tarefa facilitada nas competições europeias e todas as condições para chegar com relativa facilidade aos 16-avos de final e até em condições de, nessa fase, evitar apanhar uma equipa que venha da fase de grupos da Champions. Mas até que esse cenário se coloque, ainda faltam alguns meses.

Factos
O Braga somou 15 pontos entre a fase de grupos da Champions e toda a Liga Europa. O resto vem de bonificações por apuramentos eoeficiente do País

Apesar de ainda ser o quarto clube português nos últimos seis anos, a aproximação ao Sporting nota-se a olhos vistos: está a seis pontos, quando em 2007 se situava a 25!

Nunca como esta época o Braga tinha trepado tanto no ranking: do 48º ao 28º lugar vão 20 degraus


À frente de Chelsea e Shakhtar se apenas resultados contassem
O coeficiente europeu de um clube é calculado pela soma dos pontos conseguidos na referida época, a que se devem somar 20% do coeficiente do total do país. É por isso que o Braga soma 25,760 pontos esta época: 22 resultantes dos resultados nas fases regulares de Liga Europa e 3,760 que são os tais 20% dos 18,8 pontos que representam o coeficiente português, pela média traçada após o desempenho total dos vários clubes este ano. Se apenas os resultados contassem, então o Braga não seria a nona melhor equipa do ano, mas antes a sexta, em igualdade com o Villarreal e à frente de Chelsea e Shakhtar, que nesse ranking perderiam lugares, bem como de outros colossos como Inter, Milão ou Bayern de Munique.

Igual ao Benfica longe do FC Porto
Aconteça o que acontecer na final da Liga dos Campeões, o Manchester United será sempre a equipa com melhor coeficiente europeu em 2010/11. O Braga aparece em nono lugar, "ex aequo" com o Benfica, mas bem próximo de Shakhtar, Villarreal e Chelsea, por exemplo. O FC Porto está bem à frente e quase no pódio.

RANKING 2010/11

1 MANCHESTER UNITED 36,6714*

2 BARCELONA 34,5856*

3 REAL MADRID 33,5856

4 FC PORTO 31,7600

5 SCHALKE 04 30,1332

6 CHELSEA 26,6714

7 VILLARREAL 26,5856

8 SHAKHTAR DONETSK 26,0166

9 BRAGA 25,7600

10 BENFICA 25,7600

* Falta jogarem a final da Liga dos Campeões


Não há melhores inultrapassáveis

O Sevilha é a equipa com um coeficiente mais alto entre as que já estão apuradas para a Liga Europa. Uma prova, portanto, de que ainda que o Braga não fosse cabeça-de-série, não haveria adversários inultrapassáveis. Além dos andaluzes, que os minhotos eliminaram esta época, há Tottenham, Roma, Atlético de Madrid...

RANKING LIGA EUROPA 2011/12

1 SEVILHA 93,408

2 ROMA 85,110

3 TOTTENHAM 78,157

4 PSV EINDHOVEN 74,025

5 ATLÉTICO DE MADRID 70,408

6 SPORTING 68,319

7 BRAGA 62,319

8 SCHALKE 04 61,887

9 SPARTAK DE MOSCOVO 51,941

10 PARIS SG 51,735*

* Ainda pode ir à Liga dos Campeões

 Tandjigora vers Cologne(EQ)

 

Tal como referimos no ínicio da peça, evitar falar de nomes citados relativos a novos jogadores do SCB como é exemplo Merlin Tandjigora actualmente no Metz de Frechaut (?) CAR com "o jogo"

 

Exemplo do que referimos sobre as citações a novos jogadores, renovações as danças do vai ou fica está expresso em dois jornais que publicam no mesmo dia sobre o mesmo jogador notícias completamente antagónicas:

 

Marcos vai continuar

 contrato até final da próxima época

O guarda-redes Marcos é uma das apostas do Sp. Braga para a próxima época, mantendo-se no plantel do clube minhoto. Marcos, de 34 anos, transferiu-se do Marítimo para o Sp. Braga em janeiro do ano passado e tem contrato válido até final da próxima temporada.

Na época que terminou, Marcos não foi opção de Domingos para titular, tendo as escolhas recaído sobre Filipe (entretanto regressado ao Brasil) e Artur (que já assinou pelo Benfica), mas será um dos guarda-redes do plantel que vai ser treinador por Leonardo Jardim.

Record

 

Sporting de Braga

 Guarda-redes Marcos não vai continuar

Marcos não vai continuar no Sporting de Braga na próxima temporada. O guarda-redes brasileiro, que foi contratado no início desta época como uma aposta de recurso devido às lesões dos guarda-redes do plantel, está em fim de contrato e não vai prolongar o vínculo devido à falta de interesse dos responsáveis bracarenses em continuar com o seu contributo. Com a saída de Marcos, depois de Artur Moraes, o Braga tem em Quim o único «guardião» com contrato para a época que se avizinha.

PRIMEIRO DE JANEIRO

Incrível!!!

publicado por carlitos às 23:34

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab



15
18
19

22



ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA