...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Sexta-feira, 06 de Maio, 2011

 

O Braga eliminou esta noite o Benfica nas meias-finais da Liga Europa, ao vencer a segunda mão por 1-0 em Braga, no estádio Axa. Será a primeira final europeia para os arsenalistas, onde irão defrontar o FC Porto. A ocasião era histórica para Braga e Benfica, na decisão do finalista da Liga Europa, mas só os bracarenses entenderam hoje o momento único que tinham pela frente e venceram os encarnados por 1-0. O golo solitário de Custódio, aos 18', chegou para dar a volta ao 2-1 sofrido pelos arsenalistas na primeira mão e apurar para a final da Liga Europa. Mas jáantes Sílvio á passagem do 15º minuto teve o golo nos seus pés quando viu a bola passar acentímetros da baliza de Roberto.

 O Braga entrou mais pressionante na partida, intimidando e remetendo o Benfica à sua área. O assédio ofensivo não se reflectia em grandes oportunidades, mas, fiel à sua imagem, não foi preciso esperar muito para os arsenalistas gritarem golo. Aos 18', na primeira grande oportunidade, Custódio cabeceia para o golo, na sequência de um canto. O primeiro perigo do Benfica teve como protagonista Coentrão, mas Artur opos-se com uma defesa espectacular, só mesmo no final da primeira parte o "frissom" foi maior com uma bola ao poste a remate de Saviola.. O 1-0 resistiu até ao intervalo e quando se esperava uma reacção encarnada em busca do empate, o Braga segurou a ofensiva frouxa e sem garra do Benfica. A entrada de Jara pouco tempo depois não mudou grande coisa, apesar dos esforços do argentino. O Benfica tentou impor maior domínio, mas raramente conseguiu assentar o seu jogo. Sem as suas transições rápidas, os encarnados não foram capazes de criar perigo para a baliza de Artur. O guardião brasileiro apenas teve de se esforçar para conter o remate de Gaitán, aos 79'. De resto, os bracarenses mostravam-se confortáveis perante o jogo e espreitavam cada vez mais o contra-ataque, onde obrigaram Roberto a duas boas defesas já nos últimos minutos. Antes também os benfiquistastiveram oportunidades de marcar, mas quando não era Artur era a defesa que salvava o 1-0, como aconteceu quando Paulão já perto do minuto 90 salvou sobre a linha de golo um golpe de cabeça de Kardec depois de um remate de Cardozo.

 Todavia, como Domingos Paciência tinha alertado, o 1-0 era suficiente e assim se verificou. Depois de Lech Poznan, Liverpool, Dinamo Kiev e Benfica, o SC Braga está por direito próprio na final da Liga Europa.  

 

 

Eufórico, o treinador do Sporting de Braga diz que a equipa vai a Dublin para conquistar a Liga Europa.

Depois de uma caminhada histórica até à final da Liga Europa, Domingos Paciência quer trazer para a cidade dos arcebispos a Liga Europa, mesmo sabendo que o adversário será o FC Porto.

«Este é um resultado muito gratificante e agora a final é para ganhar. As finais são para ganhar e o Braga provou que o pode conseguir», disse o treinador dos arsenalistas.

 «Somos um grupo de heróis»

O autor do golo dos bracarenses foi herói na Pedreira e agora quer repetir a dose em Dublin.

Custódio marcou o único e decisivo golo do Sporting de Braga frente ao Benfica, na segunda mão da meia-final da Liga Europa, e estava radiante com a conquista de um lugar da final da Liga Europa.

«Somos um grupo de heróis. Não há palavras. É uma alegria imensa. É um grupo fantástico de jogadores e está é uma vitória para dedicar às famílias.»

Quanto à final de dia 18, Custódio diz que o Braga tem possibilidades de surpreender o FC Porto.

«É legítimo querermos ganhar e é uma ambição que temos. Somos verdadeiros guerreiros e é esse o segredo deste resultado. Agora vamos festejar.»

 

  

Salvador: «Está lançado o grande Sporting de Braga»

Presidente do Sporting de Braga comentou desta forma o apuramento da sua equipa para a final da Liga Europa, após uma vitória tangencial frente ao Benfica (1-0).

António Salvador, presidente do Sporting de Braga, comentou desta forma o apuramento da sua equipa para a final da Liga Europa, após uma vitória tangencial frente ao Benfica (1-0):

«Satisfação pelos profissionais, pela equipa técnica e por todo o staff. Também por toda uma cidade e uma região. Quase ninguém pensava que podíamos chegar tão longe mas eu sempre acreditei. Desde Sevilha, disse que a nossa caminhada não terminaria ali. Somos um clube pequeno mas com cultura e cumpridor. Todas as lacunas foram superadas pelo esforço do grupo. Está lançado o grande Sporting de Braga. Tudo começou há seis/sete anos com Jesualdo, depois vencemos a Intertoto com Jesus e agora veio Domingos e atingimos o ponto mais alto. Tudo isto foi planeado. Temos ultrapassado barreiras enormes. As finais não são para se jogar, são para se ganhar. O F.C. Porto é um clube e uma equipa muito grande. Temos de enaltecer o futebol português, tantas vezes criticado. No final da época, falaremos sobre Domingos»

 

 Carga policial em Braga

 

O Sporting de Braga qualificou-se esta noite, num feito inédito, para a final da Liga Europa, depois de ter vencido o Benfica por 1-0.

As forças da autoridade carregaram esta quinta-feira sobre os adeptos do Benfica no final do encontro das meias-finais da Liga Europa de futebol, disputado no Estádio AXA (1-0), em Braga.

Os agentes foram obrigados a entrar na bancada ocupada por adeptos do Benfica numa altura em que estes arremessavam cadeiras para o interior do relvado.

 

Portugal torna-se no 5º país com duas equipas numa final europeia

Liga Europa | 2011-05-06

Jogo 132 entre FC Porto e Braga marcado para Dublin

FC Porto, Sporting de Braga, Liga Europa | 2011-05-05

 Portugal torna-se no 5º país com duas equipas numa final europeia

 Liga Europa | 2011-05-06

FC Porto e Sporting de Braga vão disputar a oitava final da Liga Europa, antes designada Taça UEFA, entre equipas do mesmo país e a 11ª da Europa, se a estas juntarmos o derradeiro jogo da Liga dos Campeões.

Com aquela que será a primeira final 100 por cento portuguesa, Portugal torna-se no quinto país que entra para a lista daqueles que já contaram com duas equipas numa final europeia.

Itália é o país que mais vezes viu duas equipas chegarem à final (1990, 1991, 1995, 1998 e 2003), sendo seguido por Espanha (2000 e 2007), Inglaterra (1972 e 2008), Alemanha (1980) e Portugal (2011).

 Por outro lado, a Juventus, por três ocasiões, é o clube que mais vezes defrontou uma equipa italiana em finais europeias: duas na Taça UEFA e outra, mais recente, na Liga dos Campeões













 

Há apenas registo de dois confrontos em campo neutro entre FC Porto e Sporting de Braga. Ambos aconteceram em finais da Taça de Portugal, que terminaram com vitória azul e branca. Em 1997/98 o FC Porto bateu por 3-1 os arsenalistas, enquanto em 1976/77 a vitória foi por 1-0.

Em 2010/11, os confrontos entre as duas equipas foram também de vitória azul e branca, que no Estádio do Dragão bateu os arsenalistas por 3-2 na quarta jornada da Liga Zon Sagres, num encontro cheio de emoção e incerteza no resultado, enquanto no Estádio AXA o triunfo foi mais claro: 0-2.

O último triunfo do Sporting de Braga sobre o FC Porto data de 19 de Setembro de 2009 e foi disputado na Pedreira, com Alan a marcar o único golo da partida. Os arsenalistas somam três derrotas consecutivas frente ao FC Porto, sendo que apenas venceram uma das últimas nove partidas, enquanto os portistas venceram sete.

No total, em 131 confrontos oficiais entre os dois clubes, o FC Porto superioriza-se de forma clara, vencendo em 92 ocasiões, contabilizando apenas 17 derrotas.

Em Dublin, disputar-se-á o 132º jogo oficial entre os dois clubes. Os bracarenses têm feito história ao longo de duas temporadas, na primeira ao nível interno e na segunda ao nível internacional, e com a vitória sobre o Benfica tornaram-se no clube número 101 a qualificar-se para uma final europeia.

O confronto com o FC Porto será diferente de qualquer outro que tenha sido disputado contra os azuis e brancos. Em jogo estará um troféu, algo bastante aguardado no Minho, mas não é uma taça de uma competição nacional, é a da Liga Europa, a segunda competição de clubes mais importante da Europa.

Para lá chegar, a equipa de Domingos Paciência passou antes, pela primeira vez, pela Liga dos Campeões, onde começou por eliminar o Cetic e o Sevilla. Foi apenas o começo de uma aventura europeia, que teve como pontos altos as vitórias sobre o Arsenal, Lech Poznan, Liverpool, Dynamo Kyiv e, agora, o Benfica.

O percurso do FC Porto foi feito com classe, muitos golos, que passaram a ideia de uma superioridade dos azuis e brancos sobre os adversários. A vitória na eliminatória frente ao Sevilla, pelas dificuldades que os andaluzes criaram, foi o ponto alto da equipa na Liga Europa, que catapultaram a equipa para vitória categóricas e indiscutíveis sobre o CSKA Moskva, Spartak Moskva e Villarreal.

O timoneiro desta equipa, que tem quebrado vários recordes, chama-se André Villas-Boas, que pode tornar-se no treinador mais novo a conquistar uma competição europeia. Para isso acontecer, terá que vencer a equipa orientada por Domingos Paciência, de quem era fã quando o agora treinador do Sporting de Braga era jogador do FC Porto.


 
Europa League UEFA Europa League 2010/2011
2011/05/18, 19:45, Dublin
FC Porto
Futebol Clube do Porto
 vs 
Sp. Braga
Sporting Clube de Braga
     
Estádio
Rep. Irlanda Dublin Arena
 
 

Quadro completo (Meias-Finais - Mão 2):

MF 05/05 Sp. Braga Portugal 1-0 Portugal Benfica video  19' Custódio
MF 05/05 Villarreal Espanha 3-2 Portugal FC Porto video  17' Cani, 75' Joan Capdevila, 80' (g.p.) Giuseppe Rossi; 42' Hulk, 48' Falcao

UEFA Europa League 2010/2011: veja aqui tudo sobre a edição

 

publicado por carlitos às 00:31

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab



15
18
19

22



ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA