...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Domingo, 01 de Maio, 2011

 

 

Sangue de João Paulo II exposto em Roma

Cerimónia de beatificação marcada para este domingo a partir das 9h00, hora de Lisboa

Uma ampola com sangue de João Paulo II, ainda em estado líquido, vai ser exposta como relíquia no rito de beatificação do papa polaco, marcado para domingo.

O Departamento para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice (DCLSP) preparou um «relicário» em que será apresentado o sangue, recolhido aquando dos últimos dias de vida de Karol Wojtyla (1920-2005), tendo em vista uma eventual transfusão, escreve a agência Lusa.

A missa da beatificação decorre na praça de São Pedro, a partir das 10:00 (menos uma hora em Lisboa), podendo os fiéis entrar, livremente, a partir das 05:00. A TVI e TVI24 acompanharão a cerimónia em directo de Roma.

 



Beato só com festa litúrgica em Roma e na Polónia

A festa litúrgica do beato João Paulo II vai ser limitada inicialmente ao calendário litúrgico da diocese de Roma (da qual todos os papas são bispos) e das dioceses da Polónia (país natal de Karol Wojtyla).

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos dispôs um calendário próprio para o «culto litúrgico» ao futuro beato, que vai ser recordado a 22 de Outubro, data da missa de início de pontificado (1978).

A Santa Sé refere ainda que outras conferências episcopais, dioceses ou famílias religiosas podem apresentar um «pedido de inscrição» desta memória litúrgica nos seus calendários próprios, que assim se pode alargar a outros países.

 

A beatificação de João Paulo II inicia-se com uma missa na Praça de São Pedro, no Vaticano, pelas 9h00, hora de Lisboa. São esperadas milhares de pessoas no local e por isso os fiéis poderão começar a ocupar o espaço a partir das 4h30.

A homilia do Papa Bento XVI durará toda a manhã e poderá ser seguida em directo na TVI e TVI24, numa emissão especial a partir das 8h00 em directo da Santa Sé.

A beatificação foi anunciada a 14 de Janeiro, depois da publicação do decreto que comprovava um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II, Karol Wojtyla (1920-2005), relativo à cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, que sofria da doença de Parkinson.

O pontificado de João Paulo II decorreu entre 1978 e 2005 e ainda está bem presente na memória de muitos milhões de católicos e não só que foram acompanhando a sua vida e viagens.

Karol Wojtyla, ou João Paulo II morreu a 2 de Abril de 2005 ás 21:37 (20:37) em Portugal continental. O primeiro Papa Global fará muita falta à Igreja Católica e não só.

LEVANTAI-VOS! VAMOS! CAR com "iol.pt"

 

publicado por carlitos às 00:02

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab



15
18
19

22



ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA