...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Sexta-feira, 15 de Abril, 2011

 

 

 

 

 

As três equipas portuguesas conseguiram esta noite a qualificação para as meias-finais da prova.

 

 

FC Porto, Benfica e Sporting de Braga garantiram hoje a 15.ª presença de uma equipa lusa na final de uma prova europeia de futebol, no caso a Liga Europa, ao afastarem PSV Eindhoven e Dínamo de Kiev, respectivamente.

O sorteio das “meias”, já realizado, havia antecipado o cenário, que já havia ficado bem real após a primeira “mão” dos quartos-de-final, face ao triunfo caseiro dos “encarnados” sobre os holandeses (4-1) e ao empate conquistado pelos “arsenalistas” na Ucrânia (1-1).

Hoje, o Benfica chegou a estar a perder por 2-0 na Holanda, mas acabou por empatar (2-2), enquanto o Sporting de Braga conseguiu segurar o “nulo”, mesmo com 10 elementos entre os 29 e os 87 minutos, por expulsão de Paulo César.

As duas equipas selaram, assim, o primeiro “duelo” entre equipas lusas desde o início das provas europeias, em 1955/56, e garantiram a Portugal um lugar na final da segunda edição da Liga Europa, prova que sucedeu à Taça UEFA.

O futebol luso está, assim, pela 15.ª vez na final, que até poderá ser 100 por cento nacional, já que a outra meia-final vai ser jogada entre FC Porto e Villarreal.

Será também a quarta final com representação lusa no século XXI, depois de o FC Porto, de José Mourinho, ter ganho consecutivamente a Taça UEFA (2002/2003) e a Liga dos Campeões (2003/2004) e de o Sporting, de José Peseiro, ter perdido em casa a final da Taça UEFA (2004/2005).

Ausente de finais desde 1989/90, o Benfica é, no entanto, o “rei”, com oito presenças em finais, sete delas da Taça dos Campeões, e dois títulos europeus, em 1960/61 e 61/62, sob o comando do húngaro Bela Guttmann.

O FC Porto ocupa o segundo posto, com quatro finais, duas na principal competição de clubes, ambas vitoriosas, a primeira em 1986/87, com Artur Jorge, enquanto o Sporting é terceiro, com duas, entre elas a Taça das Taças de 1963/64, que ganhou, liderado por Anselmo Fernandes.

A final da Liga Europa, agendada para 18 de Maio, em Dublin, poderá representar a nona do Benfica, a quinta do FC Porto e também a estreia do Sporting de Braga, que seria o primeiro “não grande” a alcançar tal feito.

publicado por carlitos às 00:56

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab




20

25


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA