...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Sábado, 12 de Março, 2011

 

O sismo de 8,9 graus na escala de Richter que abalou o Nordeste do Japão na passada sexta-feira e ao qual se seguiu um tsunami devastador pode ter feito 1800 mortos, segundo avança a agência noticiosa nipónica Kyodo.

Entre os escombros, a lama e a destruição, as equipas de resgate continuam a contabilizar mortos. Os números oficiais contabilizam já 687 mortos, mas há sempre outras cifras a juntar-se a aumentar o número, como os 200 a 300 corpos não identificados que foram transferidos ddas prefeituras de Sendai e Miyagi.

Existe registo de 650 pessoas dadas como desaparecidas no registo policial, mas os números dão um salto de gigante quando em Minamisanriku - não há notícia de dez mil habitantes, cerca de metade da população da cidade.

Só durante o sábado mais de 50 réplicas foram sentidas no Japão. A agência Kyodo refere que existem três fogos de larga escala por ceder em zonas residenciais ¿ um dos quais com mais de um quilómetro de frente na prefeitura de Miyagi. Segundo a agência de incêndios, cerca de 3400 edifícios foram destruídos, dos quais 181 públicos, como escolas.

Nesta altura, existem 5.5 milhões de pessoas sem electricidade desde o sismo de sexta-feira à tarde (madrugada em Lisboa). E cerca de um milhão está sem água também.

 

Ainda no mesmo âmbito, o primeiro-ministro Naoto Kan revelou que foram resgatadas cerca de três mil pessoas com vida, mas são 50 mil as pessoas envolvidas em operações de resgate às vítimas do sismo de 8,9 graus na escala de Richter que abalou o Japão sexta-feira, refere a agência nipónica Kyodo. O número de mortos estimados subiu este sábado para quase o dobro: 1800 terão perdido a vida.

Na prefeitura de Iwate, a maioria das áreas costeiras da cidade de Rikuzentakata ficaram submerses pelo tsunami e as águas ainda estão pela altura de um terceiro andar, refere a agência Kyodo. Também as cidades de Yamada e Iwade ficaram submersas.

Fonte oficial do município de Futaba, na prefeitura de Fukushima, disse à agência nipónica que 90 por cento das casas em três zonas costeiras foram arrastadas pelo tsunami. Não restou nada.

Com o país devastado e em choque com a tragédia que ali se abateu, esperar e parar parece ser uma obrigação maior. Na sequência do sismo e das dezenas de replicas que já teve, nove auto-estradas foram encerradas e 676 voos domésticos cancelados.

De sexta para sábado, as autoridades revelaram que 120 mil pessoas não conseguiram sair de Tóquio e regressar a suas casas, pois também os caminhos-de-ferro estiveram fechados e as filas de trânsito impossibilitavam a circulação. Várias linhas de comboio ainda permanecem suspensas.

As atenções voltam-se agora também para a fuga de radioactividade na central nuclear de Fukushima, que obrigou à de 300 mil pessoas. À tragédia do sismo seguida da devastidão do tsunami pode agora somar-se a radiação nuclear. In TVI24

publicado por carlitos às 23:46

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
9
11

17

20
21
22
23
24
25

27


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA