...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Terça-feira, 08 de Março, 2011

 

                                                                        

 

Censos 2011 arrancam hoje
Os Censos 2011 arrancam hoje com a distribuição da documentação necessária ao recenseamento de toda a população, nacional ou estrangeira, que resida em Portugal.
Entre sete e 20 deste mês serão distribuídos os formulários que os cidadãos deverão preencher. Já a partir de dia 21 até 27 será dada a oportunidade a quem quiser responder via Internet, uma novidade desta edição. Entre 28 de março e 10 de abril, realiza-se a recolha de respostas via Internet e em papel, enquanto de 10 a 24 do próximo mês recolhem-se apenas as respostas em papel. Esta recolha de dados é feita simultaneamente em todo o país e a resposta é obrigatória por lei. O Instituto Nacional de Estatística (INE) explica que todas as residências serão contactadas por um recenseador que entrega a documentação (questionários em papel e os códigos de acesso para resposta via Internet). Caso o cidadão escolha a resposta informática, não voltará a ser contactado pelo colaborador do INE, já se preferir responder em papel, o recenseador volta à residência para recolher os dados. O Instituto alerta ainda para a importância da resposta da população, já que «os censos são a maior operação estatística realizada em qualquer país do mundo e os seus resultados assumem grande relevo para para o conhecimento da população e do parque habitacional». Além disso, ressalva que os dados recolhidos são confidenciais, estando sujeitos a segredo estatístico. O INE alerta também para o facto de todos os recenseadores estarem devidamente identificados e prontos a prestar qualquer esclarecimento sobre o preenchimento dos formulários.


 

Em nota do INE pode-se ler sobre esta matéria o seguinte:

 

Bem-vindo aos Censos 2011!

O Instituto Nacional de Estatística convida toda a população a participar activamente na realização dos Censos 2011 — o XV Recenseamento Geral da População e o V Recenseamento Geral da Habitação — e a responder com rigor aos seus questionários.

21 de Março é dia dos Censos 2011
(também chamado Momento Censitário). Nesse dia inicia-se o período de resposta, a ele devendo referir-se as informações a prestar.

Todos os alojamentos vão ser contactados pelos Recenseadores do INE, devidamente identificados e que, porta a porta, vão percorrer o país para entrega dos questionários em papel e dos códigos necessários para resposta pela Internet.

Pela primeira vez, em Portugal, vai poder responder aos Censos também pela Internet: é cómodo, é fácil e é seguro! Pode fazê-lo entre 21 de Março e 10 de Abril em www.censos2011.ine.pt.

Para o sucesso da operação é indispensável que cada um de nós reconheça a relevância da sua resposta e colabore com o recenseador!

Recorde-se que ao responder aos Censos está a exercer simultaneamente um direito e um dever de cidadania. Ao responder aos Censos, cada cidadão está a “contar” para a “fotografia” da população e do parque habitacional. Essa fotografia só terá qualidade se reflectir a realidade de todos e de cada um. Ao não responder, estará a impedir a nitidez e o rigor do retrato do país e das medidas que, a partir dele, vierem a ser tomadas.

Ao INE coube, ao longo dos últimos 5 anos, a responsabilidade de montar esta grande operação. A partir de 21 de Março o sucesso definitivo dos Censos 2011 passa a estar verdadeira e inquestionavelmente nas mãos de todos e de cada um!

Portugal conta connosco. Nós contamos consigo! 

 

 

 

 

publicado por carlitos às 00:55

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
9
11

17

20
21
22
23
24
25

27


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA