...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Sábado, 26 de Novembro, 2011

 


Atacar no Dragão com a melhor defesa da Europa
O melhor ataque começa na defesa e é por aí que o Sporting de Braga tem construído a sua campanha na presente temporada, aliás, um pouco à imagem do que tem sucedido nas últimas temporadas. Apesar do sector defensivo ter sido o que mais alterações sofreu em comparação com a época anterior, Leonardo Jardim conseguiu manter a eficácia e os mecanismos com novas unidades, onde Paulo Vinícius e Ewerton se têm assumido como protagonistas.
No decorrer dos primeiros dez jogos para o campeonato, o Braga sofreu apenas quatro golos, pautando-se como a equipa mais eficaz no plano defensivo. E a projecção deste factor estende-se pela Europa, na medida em que a turma minhota pode orgulhar-se de deter a melhor defesa no campeonato, em comparação com as principais 15 ligas sob a tutela da UEFA. C
om a interrupção do campeonato português, devido à realização de mais uma eliminatória da Taça de Portugal, o Sp. Braga ultrapassou o Bayern de Munique (Alemanha) e Udinese (Itália), dois clubes que tinham sofrido os mesmos quatro golos até à última semana, mas o Bayern passa a ter cinco golos sofridos em 13 jogos, enquanto os italianos sofreram seis golos em 11 jogos.
Paulo Vinícius é o único totalista
No plano individual, o brasileiro Paulo Vinícius é o jogador que mais se destaca, sendo o único totalista do plantel.
Cumpriu os 900 minutos de jogos no campeonato, garantindo um lugar cativo na defesa, e confiando a Leonardo Jardim maior mobilidade, na medida em que é um jogador que se adapta facilmente na posição de lateral.
Será mesmo o atleta escolhido pelo treinador para desempenhar as funções de lateral esquerdo, face ao castigo de Elderson, e com a missão espinhosa de travar o brasileiro Hulk. Outro defesa que se revela um ‘patrão’ na turma bracarense é Ewerton, depois de ter participado em oito jogos e acumulado 720 minutos de jogo. Ao invés, Douglão — que regressa à titularidade — vai cumprir o seu segundo jogo, depois de ter actuado contra o Benfica.
CORREIO DO MINHO

Capitão à caça de dragões
ALAN JÁ MARCOU TRÊS GOLOS AOS PORTISTAS
Bicampeão com a camisola do FC Porto, o capitão Alan não foi totalmente feliz na sua passagem pelo Dragão, onde não se conseguiu afirmar e acabou por ser emprestado ao V. Guimarães. No eterno rival bracarense foi um dos bravos do pelotão que levou a equipa ao 3.º lugar, batendo à porta da Champions.
Alan, 32 anos feitos em setembro, chegou a Portugal na época de 2001/2002 e rapidamente se afirmou na equipa insular, onde esteve quatro épocas, até ser transferido para um FC Porto que vinha de uma época de ressaca à passagem de Mourinho pelo clube.
RECORD
Europa de olho em Ewerton
No dia em que se apresentou em Braga, quase precisou de soletrar o nome e de explicar que, no seu caso, Ewerton se escreve mesmo com «w» e não com «v». Quatro meses volvidos, já ninguém tem dúvidas sobre a sua identidade, muito menos quanto ao seu potencial.
O central, de 22 anos, é uma das jóias mais cobiçadas do plantel. Emprestado ao SC Braga até 2013, poucos acreditam que o brasileiro cumpra integralmente o contrato. A transferência poderá, inclusivamente, adquirir contornos reais mais cedo do que o previsto.
Os números apresentados por Ewerton (é totalista na Liga Europa e só falhou dois jogos no Campeonato) são suficientemente esclarecedores e ilustram de forma perfeita toda a sua importância na estratégia que Leonardo Jardim montou, valorizada ao expoente máximo pelo facto de o técnico só ter herdado o lateral-esquerdo Elderson da defesa que surpreendeu meio Mundo na última época.
A BOLA
Ukra inscrito em janeiro
O Braga não precisa de ir ao mercado para garantir o primeiro reforço em Janeiro. No mês que abre uma janela de novas oportunidades, os arsenalistas vão inscrever Ukra na Liga de Clubes, depois de não o terem feito no início da época em face da longa paragem a que o jogador ficou sujeito por causa da operação ao joelho esquerdo, em Julho.
O extremo tem vindo a realizar tratamento e trabalho de ginásio, e esta semana deu sinais significativos de retoma, pois já surgiu no relvado a fazer corrida. A partir de Dezembro, começará a treinar com bola e, em Janeiro, estará em condições de voltar à competição, aumentando as opções de Leonardo Jardim.
Ukra apresentou dores desde o início da pré-temporada, mas em Melgaço, onde o Braga estagiou, foi reintegrado nos trabalhos sem limitações. Aliás, acabaria mesmo por jogar durante alguns minutos no amigável com o Aves, só que viria a ressentir-se e seria obrigado a parar novamente.
A intervenção cirúrgica (a 28 de Julho) para debelar a lesão no rotuliano do joelho esquerdo foi a solução encontrada, pelo que o extremo falhou, na íntegra, a primeira metade da época. A ideia, agora, é voltar em força a partir de Janeiro, mês em que completa um ano ao serviço do clube bracarense. 
Intenção dos arsenalistas é prolongar a ligação
Em Janeiro deste ano, o FC Porto emprestou Ukra ao Braga por uma época e meia, dando ao extremo a possibilidade de jogar com a regularidade que não conseguia ter na equipa então treinada por André Villas-Boas. Já sem poder jogar na Liga Europa, onde tinha alinhado pelos dragões, o extremo realizou 12 jogos no campeonato, mais dois na Bwin Cup, e caiu no goto dos arsenalistas, que querem dar sequência à ligação no final da época. Ukra tem contrato com o FC Porto até 2014. 

Bilhetes para o Dragão deverão mesmo esgotar
Os responsáveis do Braga esperam que ao longo do dia de hoje se verifique uma grande afluência aos postos de venda por parte dos adeptos no sentido de garantirem a sua presença no jogo de amanhã, às 18h15, no Estádio do Dragão, diante do FC Porto, a contar para a 11ª jornada da Liga ZON Sagres. Recorde-se que os arsenalistas receberam 2500 bilhetes, ao preço unitário de dez euros, e as expectativas apontam para que esgotem, porque há o habitual entusiasmo em torno deste jogo, e é isso que normalmente acontece nas visitas do Braga à Invicta. Como tem sido costume nas últimas temporadas, os adeptos bracarenses vão preencher o espaço reservado às equipas adversárias no Dragão, garantindo um forte apoio ao Braga, que vai reencontrar o FC Porto depois da derrota (1-0), na final da Liga Europa da época passada, disputada no dia 18 de Maio. Na última deslocação ao reduto portista, os arsenalistas perderam, por 3-2. 

Memórias do Dragão fazem Barbosa sorrir
Há oito anos, quando se levantou a cortina do Estádio do Dragão, a maior curiosidade do FC Porto-Barcelona eram os quatro jovens que José Mourinho tinha no banco e não aquele que veio a tornar-se na maior figura dos catalães dos últimos anos: Messi. Entre eles estava Hélder Barbosa, então considerado uma das maiores promessas do futebol português, que amanhã terá a oportunidade de regressar a um palco que lhe traz excelentes recordações. Não só porque participou nesse encontro, mas também porque viria a ser aí que se estrearia de forma oficial, uma época depois, pela mão de Co Adriaanse, num dérbi com o Boavista.
Numa perspectiva de evolução como jogador, Hélder Barbosa passou pelas mesmas etapas de várias promessas azuis e brancas e acabou cedido a outros clubes, pelos quais chegou a jogar no Estádio do Dragão em duas ocasiões: primeiro em 2006/07, pela Académica, com a qual perdeu (2-1); depois em 2008/09, pelo Trofense, por quem arrancou um empate (0-0). Tanto numa como noutra, contudo, o extremo ainda tinha uma ligação ao FC Porto, ao qual chegara com apenas dez anos, com a aprovação de Ilídio Vale, ex-coordenador da formação dos dragões, para jogar nos Infantis. Desta vez essa ligação já não existe, pois o esquerdino decidiu seguir o próprio caminho no início da última temporada, quando ignorou um convite do Nacional para assinar até 2013 pelo Braga, no qual tem vindo a confirmar todo o talento que lhe era apontado. Em 17 aparições esta temporada, Barbosa já apontou sete golos e, nesta altura, é mesmo o máximo artilheiro da equipa arsenalista, que bem lhe pode agradecer a primeira e única vitória alcançada fora até agora no campeonato (Setúbal).
Sangue azul corre nas veias da família
A ligação de Hélder Barbosa ao FC Porto não se esgota apenas no passado como jogador ou no facto de ter conquistado um Dragão de Ouro na categoria revelação. Antes ainda de ser descoberto nas escolinhas do Paredes, o extremo já sentia um grande carinho pelos azuis e bancos, por influência da família, toda ela portista. De resto, foi a paixão pelo clube que o levou a recusar um convite para ingressar na equipa de infantis do Boavista quando ainda tinha dez anos. 
Produtos portistas
Constituído maioritariamente por jogadores com passado num dos denominados três "grandes", o plantel do Braga tem, além de Hélder Barbosa, mais dois produtos da escola do FC Porto que ainda procuram a afirmação no campeonato principal. Nuno André Coelho e Ukra completaram a formação nos dragões, mas passaram mais tempo cedidos do que no clube. Curiosamente, ambos vão ficar de fora do encontro de amanhã por estarem a recuperar de lesões. 
Alan o mais galardoado
Dos quatro arsenalistas que já passaram pelo Dragão, Alan, que chegou ao FC Porto proveniente do Marítimo, foi o que mais títulos conquistou. Embora tenha sido opção regular somente para o holandês Co Adriaanse, o brasileiro chegou a ser utilizado por Jesualdo Ferreira, o treinador que lhe indicou a porta da saída dos azuis e brancos, precipitando o fim de uma ligação ao clube que, ainda assim, lhe rendeu quatro troféus: dois campeonatos (2005/06 e 2006/07), uma Taça de Portugal (2005/06) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2006/07). 
Só três repetirão a titularidade
A final da Liga Europa foi há pouco mais de meio ano, mas do onze do Braga nesse jogo apenas três jogadores poderão repetir a titularidade no reencontro com o FC Porto: Hugo Viana, Alan e Lima. Artur, Miguel Garcia, Paulão, Rodriguez, Sílvio e Vandinho já não estão no clube, ao passo que Custódio está lesionado e Paulo César há muito que não é primeira opção. Mossoró, Salino, Hélder Barbosa e Meyong foram suplentes, assim como Elderson, que está castigado. 
Especial atenção aos lances de bola parada
Quarenta por cento dos golos obtidos pelo Braga esta temporada surgiram na marcação ou na sequência de lances de bola parada. Por isso, Leonardo Jardim voltou a trabalhar exaustivamente as jogadas de laboratório, embora por estes dias o principal foco do treinador tenha sido preparar a defesa que amanhã fará alinhar no Dragão, ou seja, Salino à direita, Douglão e Ewerton ao centro e Paulo Vinícius à esquerda. De resto, as alterações em relação ao onze que defrontou o Sporting, no domingo, não serão praticamente nenhumas, pois, apesar do desaire, a equipa esteve bem. 
O JOGO
Lusos já apurados fogem para Llodio
José Rocha, Leonor Carneiro e Anália Rosa, todos do Maratona, estarão amanhã no Crosse de Llodio, em Espanha, e não no Crosse da Amora, o último de selecção com vista ao Europeu da especialidade que se realiza a 11 de Dezembro em Velenje, na Eslovénia. Os três fundistas lusos, já seleccionados para o referido Europeu conseguido no Crosse de Torres Vedras do passado domingo, optam por uma prova mais aliciante dos pontos de vista financeiro e competitivo. Entretanto, na Amora, conforme O JOGO anunciou em tempo oportuno, Ana Dulce Félix encabeça o lote de atletas presentes sendo a principal candidata aos três lugares em aberto na selecção feminina. Ercília Machado, Sara Pinho, Doroteia Peixoto e Filomena Costa são outras atletas já anunciadas. Em masculinos, saliência para Rui Teixeira, Pedro Ribeiro e Luís Feiteira, dois candidatos aos três lugares que restam na selecção masculina. O luso-marroquino Yousef el Kalai, medalha de bronze no Europeu de há um ano, não tem prevista a participação pelo que não defenderá a insígnia conquistada em Albufeira. 
O JOGO
publicado por carlitos às 12:08

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

4

11
12

13
18
19

20
21
25

28
29
30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA