...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Quarta-feira, 23 de Novembro, 2011

 


NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 23/11

“Podemos salvar vidas”
Joana Russo Belo

‘Vamos ajudar o Gustavo’. O apelo já ultrapassou fronteiras, espalha-se pelo país e chegou em força a Braga. O internacional português Carlos Martins - cujo filho de três anos, Gustavo, sofre de aplasia medular e precisa de um transplante de medula óssea - comoveu o país ao lançar o apelo para a doação de sangue no sentido de encontrar um dador compatível e sensibilizou os jogadores do Sp. Braga, que prontamente se uniram em torno de uma campanha de recolha de sangue.

Centenas de pessoas e todos os jogadores do plantel arsenalista, equipa técnica, staff e funcionários do clube uniram-se a uma causa solidária e deram sangue, numa acção promovida em parceria com o Centro de Histocompatibilidade do Porto, que improvisou a recolha nas bilheteiras do Estádio Municipal.

O capitão Hugo Viana aproveitou o momento para deixar, novamente, o apelo à doação de sangue. “Trata-se de um apelo importante, um apelo de uma pessoa que quer ajudar o mais rapidamente possível o filho e nós mostramo-nos disponíveis. Espero que esta seja só uma das muitas iniciativas que haja por Portugal, que não seja só em Braga, mas por todo o território português”, revelou o médio, que jogou com Carlos Martins, no Sporting.

Hugo Viana já falou com o jogador encarnado, emprestado ao Granada, e garante “que ele não sabe como agradecer às pessoas” que se uniram ao apelo para encontrar um dador. “Neste caso, nós não fazemos nenhum favor, não é só para o filho dele, mas para criar uma base de dados importante e cada vez maior para melhorar a qualidade e salvar algumas vidas”, sublinhou o jogador.

Destacando “a quantidade de pessoas em torno da campanha”, Hugo Viana lembrou que o futebol pode ser um bom exemplo ao unir-se a causas nobres como esta e diz esperar “que toda a gente, de qualquer profissão, se una em volta de todas as crianças e pessoas que precisam de sangue e medula óssea”.

Iniciativa “desmistifica a doação de medula”

A recolha de sangue para encontrar um dador compatível com o filho de Carlos Martins uniu todo o plantel do Sp. Braga, equipa técnica e staff. O médico do clube arsenalista, João Pedro Araújo, lembrou que a iniciativa serve também “para desmistificar o que é a doação de medula óssea”. “Os atletas prontificaram-se imediatamente e a iniciativa partiu deles. De facto, não acarreta qualquer tipo de risco para a carreira do atleta, nem para qualquer pessoa a partir dos 18 anos e até aos 45. Não há qualquer risco associado, isso é que importa destacar. A iniciativa é de louvar, a população está a aderir e é de de facto importante este apelo”, sublinhou João Pedro Araújo.

Mega-onda solidária

Gustavo Carlos Parreira Mar tins fez, na passada quinta-feira, dia 17, três anos. ‘Quem o conhece, descreve-o como “um menino traquina e muito alegre” e até ao irmão mais novo nascer era o ‘ai-Jesus’ do papá que, em homenagem ao primogénito, até mudou o número da camisola’.

Foram palavras como estas - escritas na página do ‘Facebook’ criada para ajudar o internacional português Carlos Martins a encontrar um dador compatível de medua óssea para o filho - que sensibilizaram o país. E motivaram uma enorme onda de solidariedade que chegou a Braga, por intermédio da recolha de sangue organizada pelo Sp. Braga e o Centro de Histocompatibilidade do Porto.

Durante cinco horas, 600 pessoas responderam ao apelo e tornaram-se dadores de medula óssea com o simples gesto de recolha de uma amostra de sangue, esgotando todo o stock de material para análise. Uma mega-onda solidária, que dá esperanças de vidas.

“Também tenho uma filha e gostaria que me fizessem o mesmo se precisasse. Acho que toda a gente deveria participar, porque é uma causa nobre. E não sabemos o dia de amanhã”, revelou Conceição Ribeiro, uma das primeiras da fila.

Na companhia de Cassilda Ribeiro, de Amares, chegaram às bilheteiras do Estádio Municipal uma hora antes do início da recolha, para se unirem “a uma causa que toda a gente se devia associar”.
“É uma causa muito importante e era bom que aparecesse alguém compatível”, sublinhou.

De Amares veio também Sílvia Silva, que soube da iniciativa através das redes sociais. “Já era uma coisa que queria fazer há muito tempo, ser dadora, mas aqui em Braga não sabia onde me havia de dirigir. E agora tive esta oportunidade, não só pelo menino em causa, mas por todos os que precisam”, explicou.

Para a dadora, a campanha “é de louvar” e deveria estender-se ao longo do ano: “deveria repetir-se mais vezes na cidade, por exemplo, de seis em seis meses, uma vez por ano, porque há pessoas que não vão ter oportunidade de vir aqui e certamente gostariam de vir”.

Numa fila já longa, com centenas de pessoas, ao início da tarde, Marco Freitas aproveitou para deixar também o apelo. “É uma iniciativa muito boa, que deveria se estender por vários clubes. Funciona também como um pontapé para os portugueses que às vezes necessitam disso para fazer alguma coisa. Eu próprio sou um deles, precisei de um pontapé para vir até aqui e tornar-me dador”.

Para se inscrever como dador de medula óssea tem apenas de tirar uma amostra de sangue para verificar a compatibilidade com os casos existentes. Os dados ficam arquivados em base internacional e poderá ser chamado quando, no futuro, surgir um doente que necessite da medula óssea.
Correio do Minho

Voltar a sorrir longe de casa
ATAQUE AO DRAGÃO PODE SER DIVÃ PARA CURAR um COMPLEXO a atuar fora
Autor: VÍTOR PINTO

O rendimento do Sp. Braga no Estádio Axa tem sido interessante, mas nas partidas disputadas fora o aproveitamento continua a estar abaixo do ideal. A eliminação da Taça de Portugal, em Alvalade, apenas veio pôr em evidência um dado que já se fazia sentir no campeonato. Por isso, no Dragão, o objetivo primordial é voltar a sorrir longe da Pedreira.

Na prova fundamental para tentar chegar ao pódio que dá acesso à Liga dos Campeões, o conjunto de Leonardo Jardim apenas esteve 8’ em vantagem no marcador em 5 jogos disputados, após o golo que Hélder Barbosa apontou em Setúbal e que garantiu a única vitória ocorrida “on tour”.
Record

Lima cumpre no Dragão centésimo jogo oficial
Por Pascoal Sousa

Lima leva duas épocas e meia no futebol português mas está prestes a entrar na galeria dos futebolistas com 100 jogos oficiais. O Estádio do Dragão, onde no ano passado apontou um magnífico golo na derrota por 3-2 do SC Braga com o FC Porto, será o palco ideal para o brasileiro atacar a proeza. Não só por ser um dos estádio emblemáticos da Liga portuguesa, mas pela dimensão e complexidade da empreitada que os minhotos têm pela frente.
A Bola

Vinicius apto para o Dragão

O defesa já está recuperado da lesão que o afastou do jogo com o Sporting, para a Taça de Portugal, tendo treinado ontem sem limitações, constituindo assim mais uma opção para o encontro com o FC Porto. Já os outros lesionados, Nuno André Coelho, Baiano, Imourou, Custódio, Urka, Zé Luís e Carlão continuaram os seus planos de recuperação. Os «arsenalistas» voltam a treinar hoje.

Centenas doaram sangue em Braga

Várias dezenas de pessoas passaram pelo Estádio Municipal de Braga para doar sangue. A iniciativa partiu dos jogadores do plantel do Sporting de Braga, que quiseram solidarizar-se com Carlos Martins e ajudar o seu filho Gustavo, de três anos, que sofre de aplasia medular, a encontrar um dador compatível de medula óssea. Nas bilheteiras do estádio, local improvisado para a recolha, passaram também praticamente todos os jogadores e ainda elementos da equipa técnica, como o treinador Leonardo Jardim.
O Primeiro de Janeiro

Kanu é alvo difícil
PEDRO ROCHA/BRUNO CABRAL

Pedra basilar da defesa do Standard de Liège, Kanu é um desejo de Leonardo Jardim que para já não se afigura fácil de concretizar. O Braga tentou a contratação do central em Agosto e voltou à carga recentemente, na esperança de reforçar o sector defensivo, debilitado pelas lesões de Nuno André Coelho e Baiano, com um jogador de valor acrescentado.Blindado por um contrato válido até 2015 e com um salário proibitivo, a rondar os 40 mil euros mensais, Kanu é um alvo distante, mas a vontade de deixar a Bélgica, país ao qual a família não se adaptou, poderá jogar a favor do clube arsenalista, mas para Kanu ingressar no Braga terá de aceitar uma redução considerável na massa salarial. Citado pelo footgoal.net, Pierre François, o director-geral do Standard, descartou para já a saída do brasileiro. "Kanu não pode sair agora. Faz parte do nosso projecto. Foi por isso que lhe apresentámos um contrato de três anos", precisou.

Como, na Bélgica, o interesse do Braga deixou de ser segredo, o representante do defesa aceitou fazer o ponto da situação. "Há algum tempo que o Braga está interessado em Kanu. É uma possibilidade do agrado do jogador, mas será complicada a transferência, do ponto de vista financeiro", indicou o agente FIFA Ulisses Santos, já com a certeza de que o o clube belga não aceita ceder o jogador num quadro de empréstimo. "Só por venda. O valor do passe, não tem valor fixado e é sempre negociável", explicou.

O braço-de-ferro entre Kanu e a direcção do Standard de Liège começou com uma reunião durante a qual o jogador explicou que a vontade de sair se prende apenas com razões de ordem pessoal, podendo conhecer avanços na próxima semana. "Ele está satisfeito no clube e a prova disso é que tem sido titular indiscutível, mas a família não é feliz na Bélgica", contou Ulisses Santos.


Trabalhou um ano e meio com Jardim

Se a contratação de Kanu avançar, o que se afigura complexo, será tudo menos um tiro no escuro. Leonardo Jardim trabalhou com ele entre 2009 e Dezembro de 2011, no Beira-Mar, e conhece como poucos as características do central, que ajudou à subida de divisão da equipa aveirense em 2009/10, sob o comando do actual treinador do Braga. Curiosamente, ambos deixaram o clube de Aveiro quase na mesma altura: Kanu em Janeiro, rumo ao Standard de Liège, e Jardim em finais de Fevereiro de 2011. Na Pedreira, Kanu terá a oportunidade de reencontrar o líbio Djamal, um dos imprescindíveis de Jardim no Beira-Mar.


Cobiça por Ávila cresceu

Há mais um clube interessado em Írven Ávila, o jovem avançado peruano que tem em mãos uma proposta de três anos do Braga. Além dos arsenalistas e do Sporting Cristal, um emblema da região de San Martín, no Peru, também já manifestou vontade de contar com o goleador. "Reuni-me com pessoas do Sporting Cristal há um mês, mas não tenho nada definido. Também tenho ofertas de um clube de San Martín, mas não indico o nome, e do Braga", revelou Írven Ávila ao jornal "La Republica", do Peru. Actualmente, Cholito, como também é conhecido, é um dos jogadores mais cobiçados naquele país da América do Sul e, aos 21 anos, considera que está no momento mais alto da sua ainda curta carreira. "Por tudo que fiz, acho que sim. Sou um jogador mais maduro e consolidado agora e quero realizar grandes coisas no futebol", reconheceu o avançado, não escondendo o desejo de experimentar outros ares depois de três anos ao serviço do Sport Huancayo. "Acho que o meu ciclo no clube terminou. A minha prioridade é emigrar. A profissão de futebolista é efémera; o tempo é curto", disse, apresentando um motivo que poderá ser vantajoso para o Braga nesta corrida.


Salino significa a terceira adaptação da época

A pressa de contratar um central (Kanu ou outro) justifica-se pela falta de opções na defesa, que, ao contrário do que se previa, se tem revelado até bastante segura e eficaz, sendo o Braga a equipa menos batida do campeonato, com apenas quatro golos sofridos. Face às lesões de Nuno André Coelho e Baiano e a alguns castigos, Paulo Vinícius tem sido lateral com alguma frequência, Djamal já alinhou como central, e Salino foi lateral em Alvalade.


Médio Vinícius já está a cem por cento

A manhã de ontem trouxe uma boa notícia a Leonardo Jardim, que conta agora com mais uma solução para o meio-campo. Num treino que decorreu à porta fechada, Vinícius já trabalhou sem nenhum tipo de restrição, mostrando estar totalmente recuperado da entorse no tornozelo esquerdo que havia sofrido no jogo-treino com o Freamunde. O médio jogou pela última vez a 15 de Outubro, com o 1º Dezembro, para a Taça de Portugal.


Ukra acelera para regressar à competição

Operado ao joelho esquerdo em Julho, Ukra continua a trabalhar na longa recuperação a que ficou sujeito, revelando já uma evolução significativa. Na sessão de trabalho de ontem, o extremo fez corrida no relvado, algo que alternou com tratamento. Imorou, Nuno André Coelho, Custódio e Carlão permanecem condicionados.
O Jogo

Pizzi
"Já sou conhecido"
BRUNO VENÂNCIO

O início foi tímido, mas o futuro tem tudo para vir a ser exuberante. Pizzi estreou-se a marcar em jogos oficiais pelo Atlético de Madrid no sofrido triunfo (3-2) sobre o Levante - foi mesmo o primeiro golo do encontro -, e espera agora conseguir ganhar o seu espaço no onze colchonero (frente ao Levante entrou ao intervalo para o lugar do compatriota Tiago, lesionado). O respeito das bancadas rojiblancas, esse já parece ganho. "Quando cheguei, os adeptos não me conheciam minimamente, mas agora acho que já me começam a conhecer. Este golo chegou na altura certa para demonstrar que vim aqui ajudar e ganhar um lugar na equipa", garantiu o extremo, cujo passe pertence ao Braga.

Ainda à procura de realizar o primeiro jogo como titular no Atlético para a Liga espanhola - já entrou de início frente à Udinese, na Liga Europa -, Pizzi vê neste golo um ponto de viragem na sua carreira em Espanha: a forma apaixonada como festejou o golo revelou isso mesmo. E o pé está mesmo quente: ontem, o extremo luso apontou três dos seis golos com que o plantel venceu os juniores em jogo-treino.

No horizonte está já o escaldante dérbi de Madrid, agendado para o próximo sábado. O optimismo reina no balneário colchonero, apesar de o Atlético não bater o Real há 13 anos. "O Real Madrid é uma grandíssima equipa, mas queremos sair do Bernabéu com um grande resultado", assegurou Pizzi.

Já Diego, antigo jogador do FC Porto e o actual estratega do jogo do Atlético, acredita que os colchoneros podem surpreender a Espanha e o mundo: "É um jogo especial e eles são favoritos, mas vamos para ganhar." Para o brasileiro Miranda, o Atlético "não pode estar tanto tempo" sem ganhar ao rival. "O Real não nos assusta", garantiu.
O Jogo

Jardim continua a ter apenas 19 jogadores
Por Pascoal Sousa

Tal como aconteceu no jogo da Taça de Portugal, frente ao Sporting, Leonardo Jardim contará apenas com 19 jogadores para o desafio com o FC Porto.

Em tese, a convocatória para a jornada no Dragão está feita, e a única alteração a registar será a entrada de Vinícius, recuperado de uma lesão no tornozelo, e a saída forçada de Elderson, que viu cartão vermelho em Alvalade.

O plantel realiza esta manhã o primeiro de dois treinos à porta fechada agendados para hoje. José Luís, Nuno André Coelho, Ukra, Custódio, Imorou e Carlão combinam tratamento com corrida no relvado, dando sequência aos respectivos programas de recuperação.

Baiano, recentemente operado a uma rotura de ligamentos, está parado e sob alçada do departamento médico.
A Bola

Sorteio da 3.ª fase
Por Redacção

Realizou-se esta quarta-feira o sorteio da terceira fase da Taça da Liga, que assinala a entrada em prova dos oito primeiros classificados da época passada.

Os jogos estão marcados para 2/3 de Janeiro de 2012, 18 de Janeiro e 4/5 de Fevereiro. Todas as equipas realizam três jogos, sendo pelo menos um deles na condição de visitado.


Nas meias-finais, agendadas para 21 de Março, o vencedor do Grupo B será anfitrião do vencedor do Grupo D, podendo por isso ocorrer um Benfica-FC Porto no Estádio da Luz.

A outra meia-final colocará frente a frente o primeiro classificado do Grupo A, na condição de visitado, ao vencedor do Grupo C.

A final disputa-se no Estádio Cidade de Coimbra, a 14 de Abril.

Grupo A
Sporting
Rio Ave
Gil Vicente
Moreirense

Grupo B
Benfica
V. Guimarães
Marítimo
Santa Clara

Grupo C
SC Braga
Nacional
Portimonense
Penafiel

Grupo D
FC Porto
P. Ferreira
V. Setúbal
Estoril
A Bola

Taça da Liga
Sorteio da 3.ª fase, em direto
conheça todos os jogos

Os jogos estão marcados para 2 e 3 de janeiro (1.ª jornada), 18 de janeiro (2.ª jornada) e 4 e 5 de fevereiro (3.ª jornada). As meias-finais realizam-se a 21 de março e serão disputadas pelos vencedores dos quatro grupos da terceira fase.

Confira o calendário da 3.ª fase:

Grupo A

1.ª jornada
Rio Ave-Sporting
Gil Vicente-Moreirense

2.ª jornada

Sporting-Moreirense
Rio Ave-Gil Vicente

3.ª jornada

Sporting-Gil Vicente
Moreirense-Rio Ave

Grupo B

1.ª jornada:

V. Guimarães-Benfica
Marítimo-Santa Clara

2. ª jornada

Benfica-Santa Clara
V. Guimarães-Marítimo

3.ª jornada

Benfica-Marítimo
Santa Clara-V. Guimarães

Grupo C

1.ª jornada

Nacional-Sp. Braga
Portimonense-Penafiel

2.ª jornada

Sp. Braga-Penafiel
Nacional-Portimonense

3.ª jornada

Sp. Braga-Portimonense
Penafiel-Nacional

Grupo D

1.ª jornada

P. Ferreira-FC Porto
V. Setúbal-Estoril

2.ª jornada

FC Porto-Estoril
P. Ferreira-V. Setúbal

3.ª jornada

FC Porto-V. Setúbal
Estoril-P. Ferreira

Nas meias-finais da Taça da Liga pode haver jogos grandes: o Benfica poderá defrontar o FC Porto e o Sporting o Sp. Braga (as regras ditam que o vencedor do grupo B defronta o vencedor do grupo D e o vencedor do A, o do grupo C)

Na 1.ª jornada, vai haver V. Guimarães-Benfica; Rio Ave-Sporting, P. Ferreira-FC Porto; Nacional-Sp. Braga

Grupo A
Sporting
Rio Ave
Gil Vicente
Moreirense

Grupo B
Benfica
V. Guimarães
Marítimo
Santa Clara

Grupo C
Sp. Braga
Nacional
Portimonense
Penafiel

Grupo D
FC Porto
Paços de Ferreira
V. Setúbal
Estoril
Record

João Capela no derby Benfica-Sporting (todas as nomeações)
Por Redacção

João Capela, da Associação de Futebol de Lisboa, é o árbitro nomeado para dirigir o derby entre Benfica e Sporting.

João Capela, 37 anos, supervisor de profissão, fará na Luz a sua estreia em derbies, voltando a dirigir um jogo do Sporting esta época, depois de ter estado na goleada (6-1) ao Gil Vicente, em Alvalade, na oitava jornada do campeonato.

No outro jogo grande da jornada, que opõe FC Porto e SC Braga no Estádio do Dragão, vai estar Artur Soares Dias, da AF Porto.

Lista de nomeações:
Sexta-feira
Académica - Beira-Mar, Rui Silva (Vila Real)

Sábado
Nacional – Marítimo, Bruno Paixão (Setúbal)
Benfica – Sporting, João Capela (Lisboa)

Domingo
Feirense – Rio Ave, Pedro Proença (Lisboa)
Gil Vicente – UD Leiria, Duarte Gomes (Lisboa)
FC Porto – SC Braga, Artur Soares Dias (Porto)
P. Ferreira – Olhanense, Vasco Santos (Porto)

Segunda-feira
V. Guimarães – V. Setúbal, Rui Costa (Porto)

A Bola
publicado por carlitos às 14:31

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

4

11
12

13
18
19

20
21
25

28
29
30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA