...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Terça-feira, 22 de Novembro, 2011
SCB: Titulos de Imprensa a 22/11/2011
Paulo Vinícius apaga fogo à esquerda
 Por Pascoal Sousa

Elderson foi expulso em Alvalade e cumpre castigo frente ao FC Porto. Brasileiro também vestira a pele de lateral diante do Benfica.

É o bombeiro de serviço do SC Braga, o homem de confiança máxima de Leonardo Jardim e o único futebolista do plantel que não falhou um único minuto de jogo, esta época. A Paulo Vinícius o treinador vai fazer novo apelo ao espírito de missão para apagar o fogo que se reacendeu no lado esquerdo da defesa da equipa, por via da expulsão de Elderson em Alvalade. 
A Bola
Nuno Gomes: «Lutamos sempre pelos 3 pontos»
PROJETA O JOGO frente ao campeão 

Autor:  EUGÉNIO QUEIRÓS 

A história é conhecida mas nunca é exagero recordá-la. Nuno Gomes não é Nuno Gomes mas sim Nuno Ribeiro de batismo. É Gomes porque o seu ídolo de infância era o então ponta-de-lança do FC Porto, bibota de ouro na década de 80 do século passado.

É de supor que nessa altura o miúdo que então vivia em Amarante tivesse um fraquinho também pelo FC Porto. O que se sabe de concreto hoje é que, para além de Fernando Gomes, o atual avançado do Sp. Braga tinha como referência Marco van Basten.
Record
Nuno Gomes: “o que me faria feliz era ganhar no Dragão”
Rui Miguel Graça

O internacional português do Sporting Clube de Braga, Nuno Gomes, pretende vencer no Estádio do Dragão, no próximo domingo, jogo que marca o regresso para a liga portuguesa. Na óptica do avançado dos arsenalistas é um desafio “como os outros”, já que “vale três pontos”, mas o “Sporting de Braga entra em todos os jogos com esse objectivo”.

O atacante marcou presença numa campanha de solidariedade - 10 milhões de estrelas, um gesto pela paz 2011 -, mas não se escusou a falar acerca do momento actual da equipa, concretamente a eliminação da Taça de Portugal e o próximo embate. Sobre o seu antigo clube, Nuno Gomes não quis tecer qualquer comentário.

“Era o nosso objectivo seguir em frente, havíamos dito isso antes da partida, mas não foi possível. Por vários motivos não conseguimos vencer o jogo”, salientou o avançado acerca do jogo do passado domingo. Apesar disso, Nuno Gomes defendeu que o mais importante é o futuro e concretamente o pr óximo jogo: “Não conseguimos ganhar, mas já é passado e agora temos de pensar no próximo jogo que é contra o Futebol Clube do Porto”.

“O nosso objectivo passa por lutar pelos primeiros lugares. Os jogos com os chamados três grandes são iguais aos outros. Valem três pontos e o Sporting Clube de Braga entra em todos os encontros com esse objectivo. O Braga joga todos os domingos para lutar pelos três pontos e este jogo não vai fugir à regra”, destacou o atacante, garantindo que a equipa já está concentrada para um jogo que pode colocar os bracarenses a apenas dois pontos de distância dos azuis e brancos.

Questionado sobre o jogo de hoje do Benfica diante do Manchester United, o antigo capitão das águias foi taxativo: “É um jogo no qual não irei fazer parte por isso não me vou pronunciar”.
Já sobre o dérbi de sábado, entre Benfica e Sporting, não tem dúvidas: “Espero que o Braga ganhe no Dragão. Era o resultado que me deixava feliz”.
Correio do Minho
Muralha remendada na protecção a Quim 
BRUNO FILIPE MONTEIRO
BRUNO CABRAL 

Desfalcado de três laterais (Baiano, Elderson e Imorou) e um central (Nuno André Coelho) para o jogo com o FC Porto, Leonardo Jardim não terá de puxar muito pela cabeça para montar o quarteto defensivo a apresentar à frente de Quim no Estádio do Dragão. A maior preocupação do treinador arsenalista até domingo será preparar Salino (médio adaptado a lateral-direito), Douglão, Ewerton e Paulo Vinícios (central adaptado a lateral-esquerdo) para enfrentar a equipa mais concretizadora do campeonato, com 25 golos marcados, até porque os quatro contabilizam pouco mais de cem minutos de utilização em conjunto. No entanto, não se pode dizer que esta muralha remendada tenha estado mal nos dois testes a que foi submetida, contra Benfica - a partir do momento em que Baiano saiu lesionado (22') - e o Sporting - nos últimos 23 minutos. Pelo contrário. Os Guerreiros do Minho só encaixaram um golo, frente às águias, e num lance em que Quim acabou traído por um desvio involuntário de Douglão. 

Depois das dificuldades iniciais para montar uma defesa que desse garantias de sucesso, o maior problema de Leonardo Jardim têm sido as lesões graves sofridas por alguns elementos do sector defensivo, que, juntando ao aparecimento dos castigos disciplinares de Elderson, tornaram dramático o actual cenário. Baiano e Nuno André Coelho sofreram uma rotura de ligamentos do joelho direito, foram operados e só voltarão a ser opção no próximo ano - o lateral ex-Paços de Ferreira em Abril, o central ex-Sporting em Janeiro ou Fevereiro -, enquanto Imorou vai na segunda lesão muscular e precisa de, pelo menos, mais duas semanas para voltar a treinar sem limitações. 

Por tudo isto, torna-se urgente a ida do Braga ao mercado para reforçar um sector sobre o qual pairavam enormes dúvidas no começo da época, mas que, até à data, se tem revelado o mais eficaz no campeonato. A posição de lateral-direito é a que mais dores de cabeça tem causado a Leonardo Jardim, que, até o perder, tinha em Baiano um dos pilares do sucesso defensivo da equipa. 

Candidatos a defender 
Salino 
Testado pela primeira vez no lado direito da defesa contra o Dínamo de Kiev, ainda na era de Domingos Paciência, o brasileiro vai para o terceiro jogo esta época consecutivo como lateral. A velocidade e a combatividade são as características que levam Leonardo Jardim a acreditar que poder ser um bom opositor para James ou Varela. 

Douglão 
Ultrapassados os problemas burocráticos que o impediram de se estrear contra o Birmingham, na Liga Europa, o central somou os primeiros minutos de jogo contra o 1º Dezembro, mas foi frente ao Benfica que mais se destacou. Depois do frente-a-frente com Wolfswinkel e Cardozo, segundo e quarto melhores marcadores do campeonato, segue-se o embate com o quinto, Kléber. 

Ewerton 
Indiscutível para Leonardo Jardim nos jogos a doer, o jovem central tem mostrado um bom entendimento com os jogadores que o treinador lhe tem colocado ao lado (Douglão e Paulo Vinícius). As escorregadelas com o Sporting acabaram por prejudicar a equipa, mas isso não apaga a influência que teve nos outros 14 encontros, entre os quais contra o Feirense, no qual fez um golo. 

Paulo Vinícius 
A capacidade de adaptação a várias posições no sector mais recuado e no vértice inferior do meio-campo fazem do "Senhor Totalista" um dos pilares do sucesso defensivo do Braga neste começo de época. Forte no jogo aéreo - a prova disso são os três golos que já marcou esta época -, regressará ao lado esquerdo da defesa face à ausência de Elderson, tal como sucedeu com o Benfica. 


Galo descartado como defesa 
Embora tenha sido contratado como lateral-direito e utilizado de início nessa posição contra o 1º Dezembro (Taça de Portugal) e a maior parte dos jogos da pré-temporada, Ro-drigo Galo não tem entrado nas contas da defesa para Leonardo Jardim. A explicação é simples: face às dificuldades defensivas que encontra no brasileiro, o treinador dos arsenalistas considera-o mais um médio-direito do que um defesa. Por isso, até é bem provável que este venha a sair durante a reabertura do mercado de transferências. 


Nuno Gomes lança aviso ao FC Porto 
ANA PROENÇA 
No dia seguinte à eliminação da Taça de Portugal, fruto da derrota do Braga diante do Sporting, por 2-0, Nuno Gomes comentou o momento actual dos arsenalistas focando o pensamento na visita ao Dragão, marcada para domingo e a contar para a 11ª jornada da Liga ZON Sagres. 

"Era nosso objectivo seguir em frente na Taça de Portugal, mas não foi possível por diversos motivos. Já é passado, e agora há que pensar no próximo jogo, contra o FC Porto", afirmou o avançado, assumindo a ambição de conquistar os três pontos no reduto do campeão nacional. "O nosso objectivo é lutar pelos lugares cimeiros. Os jogos contra os grandes não deixam de ser iguais aos outros em que se luta pelos lugares cimeiros e pela vitória. Este, com o FC Porto, não irá fugir à regra", garantiu o camisa 21. 

Convidado a projectar o jogo grande da próxima jornada, o clássico Benfica-Sporting, Nuno Gomes soltou uma resposta curiosa. "Espero que o Braga possa ganhar no Dragão, isso, sim, fazia-me feliz", referiu o ponta-de-lança, que na última vez que lá esteve como adversário do FC Porto, pelo Benfica, não saiu do banco, na vitória dos encarnados (2-0) nas meias-finais da Taça de Portugal da época passada. 

Além do dérbi lisboeta, Nuno Gomes também recusou abordar o Manchester United-Benfica de hoje: "São jogos em que não vou participar e por isso não me quero pronunciar sobre eles." 


Avançado associa-se a campanha de solidariedade 
Nuno Gomes é um dos rostos da campanha, lançada pela Cáritas, "10 milhões de estrelas - um gesto pela paz" e ontem esteve na apresentação da mesma no Instituto João de Deus, em Lisboa, manifestando o "enorme orgulho em poder participar e ajudar" com a sua "imagem". "Espero que os portugueses adiram", apelou. A campanha prevê a venda de velas a um euro, e as verbas reverterão para famílias portuguesas carenciadas (65%) e para combater a fome na Somália (35%). 


Em busca de dador para Gustavo 
Tal como anunciou na semana passada em comunicado, o Braga está solidário com o filho de Carlos Martins, pelo que ajudará a procurar um dador compatível para o pequeno Gustavo, sendo que plantel e funcionários do clube se vão submeter também à recolha de sangue. Neste contexto, a partir das 14h30 de hoje será levada a cabo, no Estádio AXA, uma recolha de sangue, cujo anúncio foi feito ontem por Nuno Gomes à margem da acção de solidariedade em que o avançado participou em Lisboa. "Vamos ajudar o filho de Carlos Martins e todas as pessoas que também necessitem de uma transplante de medula óssea", sublinhou o avançado arsenalista, reforçando a ideia que o clube havia adiantado na altura em que se associou a esta campanha. "O papel que cabe a cada profissional deste clube não se esgota no mediatismo inerente ao futebol, às conquistas, aos jogos, aos momentos de glória e fama. Nada tem sentido se a responsabilidade e a gratidão pelo valor maior que é a vida não estiver presente em tudo que se faz ou se diz", podia ler-se no comunicado emitido pelo Braga no passado dia 17 de Novembro, abraçando o clube uma causa que sensibilizou os portugueses a partir do jogo de Portugal com a Bósnia. 


Escape ao castigo requer cuidados no Porto 
Hugo Viana está em risco de exclusão para a 12ª jornada do campeonato, na qual o Braga vai visitar o Paços de Ferreira. O médio já viu quatro amarelos e por isso terá de ter uma atenção especial no jogo de domingo, diante do FC Porto, caso queira fugir ao castigo. 


Bilhetes para o Dragão à venda por dez euros 
O Braga pôs ontem à venda 2500 bilhetes para o jogo com o FC Porto, no Dragão. Os ingressos, inicialmente só para sócios, custam dez euros, e o pacote de viagem vale €15,50. Os postos de venda são os do costume: Estádio 1º de Maio, Galerias Bingo e Braga Parque. 
O Jogo
Nuno Gomes quer reação imediata
'Melhor resultado no dérbi é ganhar no Dragão '


O avançado do Sporting de Braga não falou sobre o jogo grande da próxima jornada, preferindo concentrar-se na sua equipa.

Nuno Gomes acredita que o Sporting de Braga vai esquecer a eliminação da Taça de Portugal com um bom resultado frente ao FC Porto. À margem de uma campanha de solidariedade, o internacional português falou sobre os próximos compromissos dos bracarenses, mostrando-se confiante na continuação dos bons resultados. 'O nosso objectivo era seguir em frente na Taça e não foi possível por vários motivos. Não conseguimos ganhar, mas já é passado e agora temos de pensar no próximo jogo que é contra o FC Porto', começou por dizer o ex-jogador do Benfica, clarificando qual é o objetivo dos bracarenses para a deslocação ao Estádio do Dragão, numa jornada em que Benfica e Sporting se defrontam. 'O nosso objetivo é lutar pelos lugares cimeiros, portanto os jogos contra os grandes não deixam de ser jogos iguais aos outros em que se luta pelos três pontos. O Sp. Braga joga todos os domingos para lutar pelos seus pontos e não vai fugir à regra. O melhor resultado do dérbi é o Sporting de Braga ganhar o seu jogo', salientou Nuno Gomes. 
O avançado também foi questionado sobre o Manchester United-Benfica, mas não se alongou sobre o assunto: 'É um jogo no qual não irei fazer parte por isso não me vou pronunciar', 

Concentrados no Dragão. Nuno Gomes garante que o Sp. Braga jogará para conquistar os três pontos frente ao FC Porto 
O Primeiro de Janeiro
publicado por carlitos às 16:46

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

4

11
12

13
18
19

20
21
25

28
29
30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA