...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Terça-feira, 08 de Novembro, 2011

 

Gandhi e o futebol: na génese do primeiro campeão sul-africano

 uma viagem pelo mundo desportivo de um homem singular

O primeiro campeão da nova liga profissional sul-africana, em 1997, foi fundado por Mohandas Gandhi e o seu braço direito, G.R. Naidoo. Originalmente chamado Manning Rangers, o clube mudou mais tarde a sua designação para Ikapa Sporting FC. 

Depois de tocar no céu, passou por asfixiantes dificuldades financeiras, cessou a actividade durante uma temporada, mudou o quartel-general para a Cidade do Cabo e compete nos dias que correm na National First Division (segundo escalão).

Nenhum dirigente deste clube respondeu às nossas questões. Virámo-nos para outro emblema, umbilicalmente conectado ao legado de Gandhi. O Moonlighters FC existiu até meados da década de 70 do século passado. Nasceu numa noite de Verão, em 1892, no terraço do Hotel Moon. 

Gandhi e Naidoo eram visita frequente, como conta aoMaisfutebol Bongani Sithole, gestor e guia de uma colónia rural fundada pelo Mahatma perto de Durban (África do Sul) e que é hoje uma atracção turística. «Não sei se é mito ou real, mas a história é engraçada.» 

«Gandhi e Naidoo queriam dar o nome a um clube de futebol. Olharam o céu, viram uma lua [Moon, em inglês] brilhante e não hesitaram: Moonlighters. O apartheid acabou com a instituição, mas existiu e competiu durante várias décadas.» 

 

Uma faceta menos conhecida deste ícone de todos os tempos imagem fiel de desprendimento á matéria, devoto da bondade dos homens crente num mundo de igualdades mas que penou e padeceu sofrendo na pele inúmeras injustiças pela mão desse mesmo homem, o mesmo que sempre teve o seu perdão.

Teve sempre esperança num mundo melhor mas o Homem não deixava que esse desiderato fosse atingido na plenitude sem beliscar a classe mais desprotegida e por quem ele sempre lutou.

Gandhi ou a bondade em pessoa. 

Quantos podiam existir no mundo actual com capacidade para tomar decisões que tornassem este mundo um lugar melhor para viver.

O idílio de Gandho na colónia Phoenix

Bongani Sithole tem a história de Gandhi na ponta da língua. Conta-a todos os dias a centenas de turistas que o visitam na colónia Phoenix. Ao atender o telefone pensa, de resto, estar a falar apenas com mais um. Esclarecimento feito, volta a puxar pela memória, enquanto aguarda a chamada para o próximotour.

«O Mahatma adorava futebol e ciclismo. Mesmo aqui, na colónia, havia um campo de terra onde ele jogava. Falo sobre isso a todos os turistas e faz parte da visita. A esmagadora maioria das pessoas não faz a mínima ideia que ele jogava à bola. Só conhecem o lado da política e da luta pela paz.» 

A descrição de Sita Gandhi, neta de Mohandas, ajuda a perceber o idílio da colónia. «A quinta do meu avô. A 20 quilómetros da cidade, rodeada por plantações de cana de açúcar. Cem hectares de terra a que chamámos Phoenix. Era o mais belo pedaço de terra no mundo, longe das leis raciais da época.»

CAR e maisfutebol

publicado por carlitos às 15:21

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

4

11
12

13
18
19

20
21
25

28
29
30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA