...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

Terça-feira, 08 de Novembro, 2011

Racismo ou injúria? Alan pode ser castigado, diz especialista

Em causa a acusação a Javi Garcia

Alan acusou Javi Garcia de insultos racistas, no confronto de domingo entre Sp. Braga e Benfica, em jogo da 10ª jornada da Liga portuguesa. O médio desmente e o caso até pode acabar com castigo ao jogador bracarense, na opinião de José Manuel Meirim, especialista em direito desportivo.

Para começar, Meirim fala nos termos da acusação. «Chamar «preto» pode não ser ofensivo, chamar «preto de merda» comporta outro carácter: é mais grave, demonstra racismo», afirmou ao Maisfutebol: «Há portanto que ver como tudo isto aconteceu e se é verdade ou não.»

O Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) é objectivo quanto aos castigos a imputar aos jogadores que atentem contra a dignidade humana em função da raça, cor ou origem étnica de outro futebolista. Segundo o Artigo 128º-A, o injurioso é punido com uma pena de multa entre dois mil euros ou dez mil. 

Ou seja, se ficar provado que Javi García proferiu estas palavras, o espanhol terá apenas de pagar uma sanção monetária. No entanto, se não forem provadas as acusações pode ser Alan punido e até suspenso. O jogador do Sp. Braga pode incorrer no que está previsto no Artigo 128, que define a penalização para os jogadores que «usem expressões, verbalmente ou por escrito, ou façam gestos de carácter injurioso, difamatório ou grosseiro». Nesse caso, o brasileiro pode ser castigado com a suspensão de um a três jogos e uma multa de 125 a 1250 euros.

É esse o entendimento de Meirim. «As provas são fundamentais. É difícil provar a veracidade destas acusações. Até agora é palavra contra palavra e em caso de permanecer este «empate», qualquer juiz dará como não aprovado e aí é Alan o castigado pelas manifestações públicas que afirmam que Javi García é racista», defende o especialista em Direito Desportivo.

Quanto às diferenças de critério, que prevêem suspensão para injúrias mas não para palavras «que atentem contra a dignidade humana», Meirim remete para a legislação da Liga: «São normas do Regulamento Disciplinar da Liga, o Artigo 128º esclarece.»

Uma questão se coloca:

Será que com a decisão não vamos assistir a dois pesos e duas medidas que tantas vezes acontece na Justiça Portugues?

Não que já estejamos habituados, mas acreditem que a montanha prepara-se para parir - mais uma vez - um rato! CAR com zerozero

 

 

publicado por carlitos às 14:33

Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Javi, já no jogo anterior naquele lance da que deu origem ao golo do Braga! Se ele chamou isso o Alan que prove e o Javi que seja castigado, caso contrário o Alan que sofra ele o acstigo por injurias e acusações sem provas!
Desentupir Canos a 8 de Novembro de 2011 às 18:16


Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

4

11
12

13
18
19

20
21
25

28
29
30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA