...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Terça-feira, 08 de Novembro, 2011

Benfica-Sp. Braga, a história de uma rivalidade

António Salvador projectou a cisão entre os dois clubes:

o crescimento do Sp. Braga fez-se muito através da conquista do espaço encarnado no coração dos minhotos.

Os recentes acontecimentos ocorridos por alturas do Braga Benfica do último domingo trouxe á luz mais um capítulo polémico
de rivalidade que tem acontecido nos últimos tempos, concretamente depois do caso do túnel.

Historicamente próximos, o Benfica e o Sp. Braga têm caído numa série de polémicas que ajudam a acentuar o afastamento. Seria quase impossível de outra forma, aliás: o crescimento de um fez-se a partir da conquista do espaço do outro. António Salvador percebeu-o melhor do que ninguém.

O início do mandato do presidente, que subiu à cadeira do poder em Outubro de 2003, fez-se ao lado do Benfica. O primeiro treinador que António Salvador contratou foi aliás Jesualdo Ferreira, que veio da Luz juntamente com o adjunto Rui Águas. No final dessa época Quim fez o trajecto contrário.

Nos anos seguintes o trânsito entre os dois clubes manteve-se: Braga recebeu Delibasic, Marcel e Miguelito, para a Luz enviou por exemplo Luís Filipe. Entretanto, e durante este tempo, os clubes nunca foram propriamente aliados. O Sp. Bragamanteve-se sempre bem mais próximo do F.C. Porto.

A partir de 2008 a cisão torna-se cada vez maior. Começa com o julgamento na UEFA do Apito Dourado, que faz emergir dois blocos: o V. Guimarães junta-se ao Benfica, o Sp. Braga fica mais próximo do F.C. Porto. António Salvador, de resto, já antes de ser presidente relacionava-se com Pinto da Costa.

Aos poucos a rivalidade intensifica-se. Antes de receber o Benfica, por exemplo, Salvador denúncia ameaças de um número com indicativo inglês. Antes disso, na visita a Lisboa, Jorge Jesus tinha dito que vencer o Benfica na Luz só na playstation. Jesus que haveria de ser motivo de polémica.

Cada vez mais sem ponto de retorno...

Com o final da época o treinador aceita uma proposta do Benfica, que paga a cláusula de rescisão: António Salvador não gosta e critica o comportamento de clube e treinador. Mais tarde o Benfica quer César Peixoto e o Sp. Braga dificulta ao máximo o negócio. Que só se faz perante a pressão do jogador.

Pelo meio surge uma notícia de uma disputa em tribunal entre a Britalar, empresa de António Salvador, e o Benfica, sendo que a primeira acusava o segundo de não pagar 1,7 milhões de euros relativos à construção do Centro de Treinos do Seixal. A polémica estava definitivamente lançada.

Antes do jogo entre as duas equipas Salvador acusa o Benfica de andar a cobiçar jogadores bracarenses. O Sp. Braga luta até ao fim pelo título e os túneis tornam-se um centro de acção enorme. Logo a 31 de Outubro, por exemplo, um sururu no túnel termina na expulsão de André Leone e Cardozo.

Mais tarde, em Fevereiro, o túnel ainda dava que falar: Vandinho foi suspenso com três jogos por alegadamente ter agredido Raul José, Mossoró e Ney (já em Setúbal quando surgiu o castigo) foram também suspensos por três jogos. O Braga estava a um ponto do Benfica e com menos um jogo.

Os jogos entre as duas equipas tinham-se tornado definitivamente foco de polémica, no ano seguinte Javi Garcia é expulso no fim de um encontro intenso, que meteu bolas de golfe e até interrupções: três dessas bolas atingiram jogadores encarnados e a Liga puniu o clube bracarense em 7900 euros.

Alguns meses depois, o mesmo Javi Garcia é acusado de uma agressão a Alan que o árbitro não viu. Ora por isso quando esta segunda-feira surgiram as acusações de Alan a Javi Garcia ninguém pode abrir a boca de espanto: as polémicas e a rivalidade crescente já deixaram de ser uma novidade.

As três quebras de luz, essas sim, foram uma novidade, que obrigou a três interrupções: algo muito pouco normal no futebol português. Artur Moraes, que no ano anterior tinha estado do outro lado bracarense, lembrou que havia sempre coisas muito estranhas com o Benfica em Braga. Sim, a intolerância é oficial.

publicado por carlitos às 14:00

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

4

11
12

13
18
19

20
21
25

28
29
30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA