...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Segunda-feira, 17 de Outubro, 2011

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/10

 

 Confiança de volta para a Europa

Está de regresso a confiança no plantel do Sp. Braga. A vitória em Sintra, frente ao 1.º de Dezembro, serviu de tónico para renovar o optimismo entre a equipa, depois de os arsenalistas terem sofrido duas derrotas consecutivas - primeiro na Liga Europa, diante do Club Brugge (aliás, também o primeiro desaire em casa ao fim de um ano nas competições europeias) e depois com a União de Leiria, em jogo a contar para o campeonato.

E nada melhor do que voltar às vitórias para elevar a moral e retomar o caminho do sucesso. Daí que o triunfo conquistado na Taça de Portugal, mesmo que diante de um adversário de escalão inferior, tenha servido para curar as feridas das duas primeiras derrotas da temporada e da era de Leonardo Jardim e logo na véspera de um determinante duelo europeu.

 

Na próxima quinta-feira, o Sp. Braga defronta o Maribor, na Eslovénia, em jogo a contar para a terceira jornada do Grupo H, da Liga Europa.

 

Depois da derrota caseira com os belgas, os arsenalistas ocupam o segundo lugar do grupo - somam três pontos - e seguem viagem à procura de vencer, esperando que o Birmingham triunfe em casa do Club Brugge, para cimentarem o topo da tabela.

 

Depois do desafio em Maribor, o Sp. Braga tem uma dupla jornada caseira: volta a receber os eslovenos, dia 3 de Novembro, seguindo-se o Birmingham, a 30 de Novembro, também no Estádio Municipal de Braga.

 

O decisivo e derradeiro encontro do Grupo H está agenda do para 15 de Dezembro, em casa dos belgas.

Para o duelo de quinta-feira, Leonardo Jardim ainda não sabe se poderá contar com Imorou. O lateral lesionou-se no jogo em Sintra, fez ontem tratamento e espera o resultado dos exames para conhecer o tempo estimado de paragem. Já Custódio é baixa certa.

 

Club Brugge e Birmingham vitoriosos

Foi um fim-de-semana vitorioso para os adversários do Sp. Braga na fase de grupos da Liga Europa.

O Club Brugge venceu o Gent, por 2-0, em jogo da 10.ª jornada do campeonato belga. Meunier (24 minutos) e Vleminckx (59 minutos) fizeram os tentos da equipa comandada por Adrie Koster, que com a vitória esteve algumas horas na liderança da Liga belga, já que o Anderlecht goleou o Standard de Liège, no encerramento da ronda, e recuperou o primeiro lugar da tabela classificativa.

Quanto ao Birmingham, o adversário dos arsenalistas no Grupo H da Liga Europa, afastou-se da zona de despromoção do ‘Championship’, segundo escalão do futebol inglês.

Treinado por Sven-Goran Eriksson, o Leicester não conseguiu bater o pé ao Birmingham, que venceu em casa, por 2-0. Marlon King inaugurou o marcador ao minuto 50, de grande penalidade e Chris Wood sentenciou a vitória. O Birmingham alinhou da seguinte forma: Myhill, Ibáñez, Ridgewell, Carr, Caldwell, Burke, Fahey, Gomis, Beausejour (Elliott, 86m), King e Wood (Zigic, 90m).

No sábado, o Maribor tinha goleado o Domzale, por 4-1.

CORREIO DO MINHO

 

Estreia de Carlão abre a terceira via

brasileiro garante presença no lote dos artilheiros

Só faltava mesmo um golo a Carlão para se tornar efetivamente um dos artilheiros dos guerreiros do Minho na época em curso. O brasileiro de 25 anos, que o Sp. Braga “roubou” ao rival V. Guimarães, marcou sábado no campo do 1.º Dezembro e confirmou-se como uma das armas de Leonardo Jardim para o resto da época.

 

Num momento em que ainda corre atrás de Lima e de Nuno Gomes, mas claramente à frente de Meyong, Carlão estava já há algum tempo à procura de um golo. O ponta-de-lança que brilhou em Leiria, onde na última época marcou 9 golos no campeonato, só conseguiu faturar no seu sexto jogo com a nova camisola. Mas também é verdade que até ao jogo realizado no Campo Conde da Sucena, em Sintra, praticamente só tinha sido uma alternativa já com as partidas em andamento. Esta partida não foi exceção, tendo Carlão rendido Nuno Gomes aos 66’, mas desta vez o avançado não desperdiçou a oportunidade e fez o que lhe pedem, ou seja, encostar a bola às malhas. O golo que marcou acabou por tranquilizar por completo a sua equipa numa competição que é uma das prioridades, pois é sabido que há muito Salvador sonha com a final do Jamor.

RECORD

 

Elderson para a esquerda

Nigeriano foi poupado na Taça mas recupera estatuto na Europa. Lateral já se afirmara nos jogos com Birmingham e Club Brugge.

A chamada de Elderson à selecção da Nigéria e a chegada a Braga muito em cima da visita a Sintra foram motivos a aconselhar Leonardo Jardim a adoptar atitude prudente e o lateral-esquerdo foi poupado do jogo com 1.º Dezembro, para a Taça de Portugal.

O nigeriano fica agora citado para regressar à equipa para o encontro de quinta-feira, frente ao Maribor.

E este retorno é oportuníssimo, uma vez que o treinador bracarense dificilmente poderá contar com a outra opção clássica para o lado esquerdo.

A BOLA

 

A ambição manifestada por Hélder Barbosa de chegar à Selecção Nacional pode ter soado a heresia para alguns, mas não é. Aliás, quando se compara o rendimento do extremo do Braga esta temporada com os que foram utilizados por Paulo Bento/Agostinho Oliveira durante a fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2012, facilmente se constata que só um tem melhor média de golos: Cristiano Ronaldo. Todos os outros estão abaixo de Barbosa. Danny tem mais golos marcados, é certo - até foi o que mais facturou até este momento em 2011/12 -, mas também tem mais do triplo dos jogos realizados que todos os outros, levando a que a média baixe significativamente.

 

Considerado por muitos como um dos maiores talentos da sua geração (1987), Hélder Barbosa sempre foi presença assídua nas Selecções Nacionais mais jovens (soma 63 internacionalizações no currículo). O extremo-esquerdo chegou mesmo a fazer parte da equipa de sub-17 que conquistou o Campeonato da Europa da categoria em 2003, cuja final se realizou em Viseu. A transição para os seniores, porém, custou um pouco e só esta época o natural de Paredes tem confirmado todo o potencial que lhe era apontado. Não só já contabiliza sete golos - menos dois que Ronaldo e mais dois que Nani - em 11 aparições pelo Braga, como já o fez em três competições diferentes (campeonato, Taça de Portugal e Liga dos Campeões/Liga Europa). Em Portugal, só há mais dois atletas que se podem gabar de tal feito: Wolfswinkel, do Sporting, e Bruno César, do Benfica.

Se tamanho rendimento é suficiente para Barbosa convencer Paulo Bento a incluí-lo na convocatória para o play-off com a Bósnia, só o seleccionador pode dizer. Até lá, contudo, o extremo pode ir alimentando o sonho.

EXTREMOS DA SELECÇÃO EM 2010/11

 

NOMES GOLOS JOGOS MÉDIA POR JOGO

Cristiano Ronaldo 9 11 0,8

HÉLDER BARBOSA 7 11 0,6

Nani 5 11 0,5

Danny 11 38 0,2

Varela 2 10 0,2

Quaresma 0 5 0


Ewerton e Baiano de regresso contra o Maribor

Depois da rotatividade promovida por Leonardo Jardim no encontro com o 1º Dezembro, da Taça de Portugal, o treinador vai apostar novamente no Braga mais rodado frente ao Maribor. Face à derrota sofrida frente ao Brugge, na segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, a margem de erro dos arsenalistas na competição baixou consideravelmente e, por isso, o técnico madeirense irá fazer regressar ao "onze" Baiano e Ewerton, que contra os sintrenses foram rendidos por Rodrigo Galo e Douglão, respectivamente. O lateral ex-Paços de Ferreira, que era um dos totalistas esta época, nem sequer foi convocado por ter apresentado alguma fadiga muscular, mas ontem já trabalhou sem quaisquer problemas.

 

Além destes, Alan e Djamal também regressarão à equipa. O capitão deve substituir Nuno Gomes, que esteve algo apagado contra o 1º Dezembro, o médio ocupará o lugar de Vinícius, que não está inscrito na Liga Europa.

 

Imorou vai parar

O período ainda é uma incógnita, mas é um dado praticamente adquirido que Imorou vai parar e, desta forma, falhar o jogo da terceira jornada da fase da Liga Europa, com os eslovenos do Maribor. Apesar de a equipa arsenalista ter realizado um treino ligeiro ao final da manhã de ontem - os não convocados e os suplentes do jogo contra o 1º Dezembro trabalharam no duro, os titulares limitaram-se a fazer gestão de esforço -, o lateral-esquerdo só hoje será reavaliado à lesão sofrida no encontro da Taça de Portugal. O primeiro diagnóstico, realizado ainda em Sintra, aponta para uma mialgia no adutor da perna esquerda. A confirmar-se este cenário, será a segunda vez que o franco-beninense parará devido a um problema muscular, depois de ter saído lesionado na coxa esquerda no embate com o Young Boys, em Agosto.

O JOGO

publicado por carlitos às 09:54

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab


2
3
4
8

9
12
14


25
27
29



ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA