...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Quinta-feira, 06 de Outubro, 2011

"Tesouro" para o Prémio Camões

Evelina Coelho pintou 25 quadros inspirados em histórias infantis e num dos mais emblemáticos contos do escritor manuel António Pina, galardoado este ano com o Prémio Camões.

 
foto Madalena Ferreira/JN
"Tesouro" para o Prémio Camões
 
 

Qualquer pretexto seria bom para falar de Evelina Coelho, mas a exposição de pintura que a artista plástica tem na galeria do Teatro Municipal da Guarda (TMG) é incontornável. Primeiro porque os vinte e cinco quadros a óleo, inspirados essencialmente em contos infantis, fazem sonhar o maior dos leigos e, depois porque uma das obras de arte é um retrato dentro de outro. Precisamente do conto a que o escritor Manuel António Pina deu o nome de "Tesouro" e em que descreve o país da repressão antes do 25 de Abril de 1974.

Tal como o galardoado deste ano com o Prémio Camões, Evelina Coelho usou o traço que a caracteriza para dar expressão ao contraste de sentimentos de quem viveu num rectângulo solarengo antes e depois da mordaça.

"Quis dar continuidade à homenagem que a Câmara da Guarda já tinha iniciado ao instituir o Prémio Literário "Manuel António Pina" e que vai distinguir trabalhos inéditos de poesia", comentou a artista plástica enamorada do arco-íris que apresenta publicamente depois da tempestade criativa dos últimos quatro a cinco meses.

Natural da aldeia de Vila Fernando, no concelho da Guarda, Evelina Coelho estudou Belas Artes e exerceu a função de professora de Educação Visual dentro e fora do país, mas as técnicas que apurou ao longo de anos não foram mais do que o refinamento da inspiração familiar. A mãe, a maior crítica que alguma vez diz ter tido, ensinou-lhe a pintar aguarelas e, do tio-avô padre que também era autodidacta, recebeu o gosto pelos vitrais e pelas artes genericamente entendidas. Tanto que ao longo das últimas décadas, além das 200 exposições, Evelina, (é assim que assina tudo o que faz), cedeu ao desejo de fazer trabalhos que estão expostos em igrejas.

Privilégio da igreja Matriz de Vale de Estrela, nas proximidades da Guarda e da Capela da Casa de São Pedro de Buarcos, na Figueira da Foz. In "jn"

publicado por carlitos às 22:44

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab


2
3
4
8

9
12
14


25
27
29



ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA