...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Quinta-feira, 06 de Outubro, 2011

 

A Implantação da República Portuguesa foi evocada hoje nas ruas de Ramallah numa celebração que juntou várias centenas de pessoas no centro da cidade palestiniana entre dezenas de bandeiras portuguesas.

A comemoração foi marcada por uma série de atos simbólicos que incluiu a atuação das bandas da Polícia e do Corpo Nacional de Escuteiros Palestinianos que tocaram o Hino Nacional Português junto a uma cadeira gigante que simbolicamente representa o lugar pretendido para um Estado Palestinino nas Nações Unidas.

Apesar de inicialmente as cerimónias terem estado previstas para o dia 05 de Outubro, as comemorações realizaram-se hoje devido a “questões logísticas”, segundo informou o organizador do evento que entregou uma carta durante a cerimónia a um dos representantes da Missão diplomática Portuguesa em Ramallah.

“Portugal detém hoje a chave crucial para a paz na região”, declarou Ayman Sbieh numa mensagem dirigida a Portugal.

“(A chave) é o seu lugar como membro do Conselho de Segurança (da ONU)”, prosseguiu. É aí (no Conselho de Segurança) que pode assumir e dizer ao mundo inteiro: Povo, governo e partidos (portugueses), estamos com vocês e vamos votar ´sim´para a Palestina como membro pleno da ONU em consciência clara para com os princípios da revolução (portuguesa) que celebramos hoje”, refere ainda a mensagem dirigida a Portugal.

Dawoud Hamud, um ex-imigrante palestiniano no Brasil, que celebrava entre o público explicou à Agência Lusa num português quase perfeito, que se trata da celebração de “uma festa justa de Portugal”.

“Não quisemos deixar passar esta oportunidade de nos dirigirmos ao povo e ao governo português para pedir o apoio aos palesti nianos para ganhar na ONU o nosso lugar e ser um dos seus membros”, concluiu.

Mohamad Adwan, que participa nas celebrações lamenta que “hoje em dia parece que Portugal não nos apoia nas Nações Unidas”.

“A nossa mensagem para o governo português é a de que precisam começar mais uma luta, mais uma revolução contra o racismo, contra o cinismo, pela liberdade. Apenas queremos ser livres”, explicou.

Segundo Adwan a mensagem para o povo português é a de que “estar com a Palestina é estar com os Direitos Humanos”.

“Por isso, pedimos que Portugal esteja connosco nesta hora. Porquê estar contra nós? Porque é que estão ao lado dos israelitas que nos ocupam a nossa terras, as nossas casas, que nos atiram tudo ao chão? Não votar votar pela Palestina é estar ao lado disto tudo”, afirmou.

Adwan aproveita para lembrar ao governo português que “deve pensar no seu povo” que segundo Adwan diz saber “estar com a Palestina”, e que por isso “deve fazer a vontado do povo”.

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, apresentou em setembro o pedido de adesão de um Estado Palestiniano como membro de pleno direito das Nações Unidas, com base nas fronteiras de 1967 com Jerusalém Oriental como capital.

Vários membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas já disseram que vão aprovar o pedido palestiniano como a China, Rússia, Brasil, Índia, Líbano, África do Sul, Nigéria e Gabão.

Portugal, membro não permanente do Conselho de Segurança, ainda não divulgou qual vai ser o seu voto, defendendo uma posição comum da União Europeia e a importância das negociações entre palestinianos e israelitas.

publicado por carlitos às 22:40

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab


2
3
4
8

9
12
14


25
27
29



ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA