...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Domingo, 22 de Novembro, 2009

 

 

 

Continuam com sortes bem diferentes as equipas mais representativas da região minhota na liga profissional de futebol:

Os homens da cidade dos arcebispos continuam a desfilar categoria e boa forma pelos relvados nacionais, mantendo-se nas posições cimeiras da tabela classificativa – á entrada para a 11ª jornada partilham a primeira posição como SLBenfica com 25 pontos respeitantes a oito vitórias um empate e apenas uma derrota. 15 Golos marcados e com a melhor defesa da Liga, apenas 5 golos sofridos. De realçar que apenas uma jornada esteve em igualdade pontual com as águias nessa posição primeira, de resto esteve desde a 1ª jornada sempre isolada e dono e senhor dessa posição, coisa inédita por estas bandas e que enche de orgulho as suas gentes. Está de parabéns Domingos Paciência e toda as suas tropa de verdadeiros guerreiros do Minho!

Numa altura em que já defrontaram os três crónicos candidatos ao titulo com 100% de aproveitamento: três jogos, outras tantas vitórias num score total de 5-1 em golos, com a particularidade de uma vitória ter sido conseguida em pleno estádio de Alvalade. Mantendo-se invictos em casa onde contam por vitórias os jogos (5) realizados no estádio AXa (por lá já passaram, sem êxito, os Dragões e as Águias). O empate foi conseguido por João Tomás e o seu Rio-Ave (revelação da época a par dos Bracarenses, nesta primeira volta). A única derrota foi frente aos eternos rivais da cidade berço.

Equipa que apesar de ultimamente (sobretudo com a vitória conseguida frente ao SCBraga) apresentar melhorias no seu jogo mantém-se ainda abaixo das expectativas e por isso abaixo da segunda metade da tabela com apenas 10 pontos (menos 15 que os arsenalistas). Materializado em duas vitórias (frente a Naval 1º de Maio e SC Braga) quatro empates (com U.Leiria e Sporting no D. Afonso Henriques e fora com V.Setúbal e P.Ferreira) e quatro derrotas (aplicadas por Benfica em Guimarães e Leixões Nacional e Académica, extra-muros). Apresenta 8 golos marcados contra 11 sofridos. Coisa pouca para quem pensa em voos mais altos. Mas ainda vão a tempo!

Numa altura em que se preparam, teoricamente para defrontar adversários que pela sua posição na tabela podem ajudar a amealhar mais pontos, sempre no campo teórico, como é óbvio, os comandados de Domingos Paciência, até final da primeira volta e numa altura em que podem pensar com toda a propriedade em atingir o primeiro lugar depois de decorridas as primeiras 15 jornadas, preparam-se para receber no seu estádio a U. Leiria, Naval 1º de Maio e o Nacional da Madeira com quem encerram a época de inverno ao passo que têm de visitar o Leixões em pleno estádio do Mar e o Paços de Ferreira no sempre difícil Campo da Mata Real.

Já em relação aos Vimaranenses o calendário não se apresenta propriamente acessível para quem quer saltar algumas posições pois se em casa ainda têm de receber o campeão em titulo, FCPorto, e o sensacional Rio-Ave, fora de portas as coisas não melhoram de figura pois esperam-lhes visitas sempre difíceis até ao Algarve para enfrentar o Olhanense de Jorge Costa, o Belenenses, também ele a viver tempos difíceis e o sempre temido caldeirão dos Barreiros (por acaso em fase de remodelação) no Funchal para fazer frente ao Marítimo. Bem vistas as coisas, tempos difíceis esperam os rapazes de Paulo Sérgio que demora a impor o seu futebol de molde a fugir rapidamente aos lugares sempre incómodos da cauda da tabela. Espera-se pelo Natal e com ele a possibilidade do Pai Natal trazer até ás respectivas equipas novos jogadores que possam ainda fazer (alguma) diferença e dos planteis irem ás compras para colmatarem as falhas verificadas até ao momento. No que aos Arsenalistas diz respeito espera-se por substitutos na linha intermediária do rectângulo de jogo, á altura de Hugo Viana ou de Mossoró para evitar males maiores e respectiva baixa de forma em caso de lesão ou castigo. Com a previsível ida de Meyong a CAN 2010 representando os Camarões e a realizar em terras angolanas é de bom senso pensar em ir ás compras por um avançado numa altura em que se fala de (novo) empréstimo de Yazalde enquanto que o goleador Adriano vai vivendo de memórias passadas no que a golos diz respeito. E porque é de golos que o avançado vive... De resto e salvo azares de maior a defesa tem dado boa conta de si, mantendo-se nesta altura como a menos batida de toda a Liga onde continuam a imperar os nomes de João Pereira, André Leone, Moisés e Evaldo, mas como o azar está ao virar da esquina e como sempre pode acontecer alguma venda, convém resguardo nesta matéria. De resto, pede-se a mesma regularidade a jogadores como Vandinho, Alan ou Paulo César sempre prontos a servir a linha avançada. E desde que ela funcione, bons tempos são esperados para os lados da Pedreira. Finalmente, em relação aos vizinhos de Guimarães certamente que Paulo Sérgio deseja que o seu Presidente abra as cordas á bolsa de modo a colmatar as várias posições no terreno onde as lacunas foram flagrantes nesta primeira dezena de jogos. Melhores dias se esperam para os lados da terra de Afonso Henriques.

Assim 2010 entre de feição paras as cores mais representativas desta região que merece sem sombra de dúvidas lugar de destaque no nacional de futebol e que anda há anos á espera que surja nesta região um verdadeiro campeão. Será desta? Assim os Deuses queiram a festa será até ás tantas havendo promessas de romaria das arcádias até á Pedreira por imposição o actual palco de todas as emoções. Pelo andar da carruagem pode ser que os Bracarenses tenham reservado para o próximo ano a expressão "finalmente este ano é que foi..." e consigam, pelo MENOS, melhorar a sua melhor posição de sempre, o mesmo que dizer conseguiam no mínimo o 3º lugar. Mas até pode ser um pouco mais acima...

Já os Vimaranenses cremos que se chegarem ao final na primeira metade da tabela e por arrasto dentro dos lugares "uefeiros" já não era mau, para quem começou tão... aos trambolhões!

Assim vai o nosso futebol (bem ou mal) jogado aqui por terras do Minho na Liga Profissional de Futebol!

tags:
publicado por carlitos às 11:55

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28

29
30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA