...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Quarta-feira, 31 de Agosto, 2011

 

 

 

ABC de BRAGA: Minhotos querem fazer mais esta época.


Numa altura em que a equipa sénior se prepara, com as armas ao seu dispor, para atacar mais uma época deixamos aos aficionados e simpatizanyes e sócios uma pequena resenha história pelo clube bracarense com mais títulos nacionais a nível de cidade:

História do ABC - Académico Basket Clube

Fundado em 29 de Dezembro de 1933, o ABC teve ao longo da sua vida, desportos diversos como hóquei em patins, basquetebol, atletismo, hóquei em campo, voleibol, xadrez e até, patinagem artística. Em 6 de Novembro de 1958, no decurso das bodas de prata do clube, o reconhecimento da cidade de Braga pelo serviço prestado pelo ABC à juventude, é expresso pelo então Vereador José Maria Rodrigues, que propõe a entrega da medalha de Ouro da cidade ao ABC.

1960 foi um ano rico para o ABC. E não só no hóquei em patins ou no atletismo. O voleibol reapareceu depois de um longo interregno. E reapareceu em masculinos e femininos. Em masculinos, no Campeonato Regional do Norte da Promoção e em femininos, no Campeonato Regional do Norte.

O ano de 1961 foi também importante para o ABC no atletismo, no hóquei em patins e também no andebol de sete. Mas o ABC não vivia unicamente para si próprio. Preocupava-se com a comunidade. Era um actor social. O Diário do Minho de 26 de Junho de 1961, fazia o seguinte cabeçalho: “Festival Desportivo elegante organizado pelo ABC de Braga e integrado nas Festas da Cidade", para anunciar os jogos de voleibol feminino e de hóquei em patins que o Académico iria realizar com o Leixões e a Selecção do Minho, respectivamente.

O andebol do ABC iniciou a época em Janeiro de 1965 com o Torneio Início da Associação de Desportos de Braga (ainda com árbitros do Conselho da Associação de Andebol do Porto). Participaram ABC, SC de Braga, Círculo Arte e Recreio de Guimarães, Desportivo Francisco de Holanda e Vitória Sport Clube, também de Guimarães. O ABC foi 3º com Moreira, Costa, Guilherme, Mateus, Assis, Creissac, José Afonso, Santos, César, C. Jorge, Santos, Saraiva.

Há pouco mais de duas décadas, o hóquei em patins era no entanto a modalidade rainha, chegando a ceder alguns atletas às várias selecções nacionais. Em 1979, o ABC, enquadrado pela Associação de Desportos de Braga - à época a maior Associação de Desportos do país - fazia-se representar em várias modalidades: andebol, hóquei em patins, basquetebol, voleibol, ténis de mesa, atletismo e ginástica. Em 1982/83, o ABC caminhava para uma bipolarização em termos de modalidades praticadas: hóquei em patins e andebol.

O ponto alto da vida do ABC nos finais de 1983 era, sem dúvida, a presença no Nacional da I Divisão de Andebol, Zona Norte. As equipas em competição eram as do Maia, ABC, Quimigal, SC Braga, Beira-Mar, Desportivo da Póvoa, Fermentões e CP Natação. O plantel era constituído pelos guarda-redes Godinho e Marta, pelos 1ª linha Luís Silva, José Barros, Moisés Ferreira, Maurício Ribeiro, Artur Passos e Adelino Silva e pelos 2ª linha António Casaca, Manuel Marinho, Alberto Araújo, Jorge Barbosa, Paulo Ribeiro e Fernando Rito. O treinador era Antero Cadilhe. Sucedeu-lhe Passos e depois António Cunha. Em 8 de Dezembro desse ano, em entrevista ao Correio do Minho afirmava:  “(…) eu, como treinador e agora nesta situação, sempre tive o objectivo de ganhar todas as provas em que entro. É precisamente este espírito “ganhador" que estou a procurar incutir aos academistas(…)".
Com a subida à primeira divisão da equipa de andebol, António Cunha foi o mentor do ABC tal qual o conhecemos. A mudança de cor do equipamento de preto para amarelo provocou uma cisão no clube, de tal modo que alguns dos sócios mais antigos abandonaram de vez o clube.

Esse foi, talvez, o preço a pagar pela glória. Apenas três épocas depois de ter assegurado o título da segunda divisão, o ABC completou uma ascensão meteórica com a conquista do primeiro de dez campeonatos nacionais da primeira divisão (1986 / 87).
Conquistas essas que continuam hoje a marcar o ABC como a melhor escola de formação de atletas de andebol em Portugal e uma referência para a modalidade europeia.

Dominando por inteiro a década de 90 e o inicio do seculo XXI, com inumeros titulos nacionais em todos os escalões e a presença em 2 finais de competições europeias, o ABC de Braga comemorou as bodas de diamante em Dezembro de 2008, e viu por essa ocasião, reconhecido publicamente o intenso trabalho desportivo e social desenvolvido, culminando com a atribuição da Medalha de Mérito Desportivo, atribuido por parte da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.
Força ABC! Força Campeões!!!

Equipa Sénior

 

João Santos

Lateral Esquerdo

Nº8
1.93m
80kg
19 anos


José Pedro Coelho
 Lateral Esquerdo

Nº23
1.90m
92kg
31 anos


Simão Félix

Guarda-redes

Nº12
1.89m
87kg
18 anos


Pedro Seabra
 Central

Nº9
1.79m
78kg
21 anos


Carlos Resende

Treinador


Humberto Gomes
Guarda-redes

Nº1
1.93m
95kg
33 anos


José Rolo

Lateral Direito

Nº3
1.87m
93kg
22 anos


Fábio Vidrago
Ponta Esquerdo

Nº4
1.80m
69kg
22 anos


João Rodrigues

Pivot

Nº6
1.90m
101kg
20 anos

Tiago Pereira
Central

Nº7
1.87m
87kg
22 anos


Miguel Sarmento

Ponta Direito

Nº13
1.85m
89kg
21 anos

Rui Lourenço

Ponta Direito

Nº17
1.78m
78kg
26 anos


Mário Peixoto

Ponta Esquerdo

Nº19
1.80m
76kg
23 anos

José Ricardo Costa
 Pivot

Nº22
1.90m
99kg
36 anos


Nuno Rebelo

Lateral Direito

Nº23
1.93m
80kg
20 anos

Álvaro Rodrigues
 Lateral Esquerdo

Nº27
2.02m
103kg
30 anos


Bruno Dias

Guarda-redes

Nº38
1.81m
81kg
23 anos

Luís Bogas
Lateral Esquerdo

Nº57
1.90m
90kg
31 anos


Carlos Ferreira

Treinador Adjunto


Armando Fernandes
 Director Desportivo


Dr. Moura Leal

Médico

José Teixeira

Fisioterapeuta


Sérgio Caniço

Central

Nº10
1.84m
89kg
19 anos

André Azevedo
 Ponta Direito

Nº93
1.78m
73kg
18 anos


João Marques

 

com fotos: http://www.abcdebraga.com/?1&it=escalao_membro&mop=7689&co=55

 

tags:
publicado por carlitos às 17:24

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

16
17
18
19

22
27

30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA