...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Segunda-feira, 29 de Agosto, 2011

 

Vitória de Setúbal e Sp. Braga estiveram perto de ficar a zeros pela terceira vez consecutiva, na Liga, mas um golo de Hélder Barbosa, a oito minutos do fim, contrariou essa tendência. Um resultado que permite à equipa «arsenalista» assumir, ainda que à condição, o topo da tabela classificativa.

Pelo Bonfim andou o «vírus FIFA», já que Quim e João Silva falharam o jogo devido ao compromisso das selecções. A equipa da casa sentiu mais a ausência, revelando problemas no último terço do campo, mas o Sp. Braga teve problemas com a trave, na qual acertou duas vezes. O golo de Hélder Barbosa desempatou.

Equilíbrio a meio-campo, pragmatismos diferentes na frente

Ao apostar em Mossoró em vez de Salino, Leonardo Jardim anunciou desde logo um Sp. Braga audaz no Bonfim. Uma ideia confirmada em apenas dois minutos: Mossoró obrigou Diego a defesa apertada logo na primeira jogada do encontro, e o canto consequente deixou Alan à beira do golo, mas Miguelito evitou a festa visitante com um corte para a trave.

O Vitória respondeu com um remate de Bruno Amaro, para defesa de Berni, substituto de Quim (10m). Refeita do susto inicial, a equipa da casa equilibrou a balança a meio-campo, mas no ataque mostrou-se menos perigosa que o adversário. A apatia de Henrique muito contribuiu para isso, ainda que o avançado brasileiro tenha mostrado serviço aos 28 minutos, com um remate ao lado.Era na baliza contrária que o golo parecia mais próximo, contudo. Aos 37 minutos a bola voltou a beijar a trave, quando um cruzamento de Hélder Barbosa desviou no corpo de Ricardo Silva.

Hélder Barbosa a contrariar a tendência

A segunda parte começou com dificuldades mútuas para criar lances de verdadeiro perigo, uma realidade apenas desmentida pontualmente por lances de bola parada. Só aos poucos é que o Sp. Braga procurou conquistar o meio-campo contrário, mas Diego fez questão de mostrar que haveria uma última barreira para superar.

Do lado do Vitória continuava Pitbull a assumir as despesas do ataque, mesmo depois de Bruno Ribeiro ter trocado Henrique por Bruno Severino. De bola parada ou corrida, a estrela da equipa sadina foi procurando sempre a sorte com o seu forte remate, mas sem ser feliz.

Leonardo Jardim mostrou que queria o triunfo, ao lançar Nuno Gomes para o lugar de Alan (73m), e acabou por ser premiado. Hélder Barbosa «inventou» um golo a oito minutos do fim, e contrariou a tendência recente para o nulo (tinham acabado assim os dois últimos duelos para a Liga).

 

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, analisa o triunfo em Setúbal, para a 3ª jornada da Liga:

«Na primeira parte houve algum equilíbrio, até no número de situações de golo, embora com sinal mais positivo do Braga, atirando duas bolas à trave. Na segunda parte foi um jogo de sentido único. O Braga dominou, criou muito futebol em termos de volume, e criou algumas situações. Acaba o jogo a concretizar o golo que permitiu sair com uma vitória que se justifica, principalmente por aquilo que se fez na 2ª parte.»

[sobre a importância de subir ao primeiro lugar, ainda que à condição] «Não é muito importante neste momento. O importante é não termos golos sofridos e termos sete pontos com dois jogos fora de casa. Estamos a praticar um futebol intenso, com grandes equilíbrios, e com uma nota dominante. Não conseguimos ganhar em Vila do Conde, mas a atitude foi semelhante aos outros jogos. Isso satisfaz-me, sabendo que é uma equipa nova. Acredito que a equipa irá crescer e consolidar processos.»

 

V. Setúbal-S. Braga, 0-1 (destaques)
Berni esteve à altura da estrelinha de Barbosa


Hélder Barbosa
A oportunidade de uns é o sorriso de outros. O futebol é mesmo assim. Pizzi concretizou a mudança para a Liga espanhola, Hélder Barbosa vai aproveitando para mostrar serviço. Depois do grande golo em Berna, o extremo esquerdo garantiu agora a conquista de três pontos em Setúbal, com outro belo tento. No final da primeira parte também atirou à barra, mas aí com pouco mérito, já que a bola bateu em Ricardo Silva.

Pitbull
Já costuma ser a principal referência do ataque sadino, mas na ausência de João Silva teve de procurar criar jogadas de perigo e também finalizar. Tentou aplicar o pontapé forte em várias ocasiões, de bola parada e não só, mas sem ser feliz.

A desilusão: Henrique
Chamado à titularidade para colmatar a ausência de João Silva, chamado à selecção sub-21, o avançado brasileiro esteve longe de fazer esquecer o colega. Passa muito tempo afastado do jogo, e chega quase sempre atrasado aos lances. Os adeptos só perdoam isso com golos, o que desta vez não aconteceu. Foi, com naturalidade, o primeiro jogador substituído por Bruno Ribeiro.

Outros destaques:

Suswan
Valorizado pela presença no Mundial sub-20, o jovem nigeriano estreou-se com a camisola do Vitória, e logo a titular. Confirmou algum do potencial que tem entusiasmado os responsáveis sadinos, ainda que cometa alguns erros naturais da idade. Algumas falhas no posicionamento e decisões precipitadas são compensadas com indiscutível qualidade técnica e muita garra.

Berni
O regresso de Quim à Selecção proporcionou-lhe a estreia na Liga, com nota positiva. Não foi obrigado a nenhuma defesa de nível elevado, mas esteve sempre muito atento e seguro, sobretudo quando testado pelos remates fortes de Bruno Amaro e Pitbull. Cumpriu a sua parte, mantendo a baliza inviolável, e mostrou que é uma opção válida. Diego, do outro lado, voltou a fazer uma exibição de elevado nível. 

 

Hélder Barbosa: «Vamos lutar pelos lugares cimeiros»
V. Setúbal-Sp. Braga (declarações): extremo dos minhotos marca pelo segundo jogo seguido e diz ter vindo a ganhar ritmo e confiança  

Hélder Barbosa, extremo do Sp. Braga e autor do único golo da sua equipa, na vitória (1-0) sobre o V. Setúbal, em declarações à flash interview da SportTV:
«Aos poucos começo a ganhar confiança e ritmo, algo que não ganhei na época passada. Hoje correu-nos bem. Tenho trabalhado diariamente para jogar, e umas vezes jogo outras não, mas o importante é saber que estou a trabalhar bem. Temos bastante qualidade no plantel e vamos lutar pelos lugares cimeiros.» 

 

 

FICHA DE JOGO
25 Brasil Diego Silva    
2 Nigéria Peter Suswam  
88'
3 Portugal Ricardo Silva    
4 Brasil Anderson do Ó    
5 Portugal Miguelito    
19 Portugal Jorge Gonçalves    
20 Portugal Hugo Leal
76
 
37 Portugal Bruno Amaro
71
 
99 Portugal Neca    
87 Brasil Cláudio Pitbull    
90 Brasil Henrique
60
 
32 Itália Tommaso Berni    
5 Brasil Ewerton    
15 Brasil Baiano  
58'
20 Nigéria Elderson    
26 Brasil Paulo Vinícius  
90+3'
8 Brasil Mossoró
85
 
22 Líbia Djamal    
45 Portugal Hugo Viana  
90'
10 Portugal Hélder Barbosa  
81'
18 Brasil Lima    
30 Brasil Alan
73
49'
 
1 Portugal Matos    
13 Portugal Igor    
68 Brasil Ney Santos    
7 Brasil Bruno Gallo
76
 
8 Portugal Tengarrinha
71
 
28 Portugal Bruno Severino
60
 
70 Portugal Gonçalo Graça    
42 Portugal Rui Vieira    
46 Portugal Palmeira    
6 Brasil Vinicius    
25 Brasil Leandro Salino
85
 
40 Brasil Guilherme    
19 Camarões Meyong    
21 Portugal Nuno Gomes  

 

Pos.EquipaPJVEDGMGS  
1 SC Braga 7 3 2 1 0 3 0 Subiu 3 posições Jogos
2 FC Porto 6 2 2 0 0 4 1 Desceu 1 posições Jogos
3 Académica 6 3 2 0 1 3 3 Desceu 1 posições Jogos
4 Beira-Mar 5 3 1 2 0 3 0 Subiu 5 posições Jogos
5 Olhanense 5 3 1 2 0 4 3 Subiu 2 posições Jogos
6 Benfica 4 2 1 1 0 5 3 Desceu 3 posições Jogos
7 Gil Vicente 4 3 1 1 1 5 5 Subiu 5 posições Jogos
8 V. Setúbal 4 3 1 1 1 4 4 Desceu 3 posições Jogos
9 P. Ferreira 4 3 1 1 1 3 3 Desceu 3 posições Jogos
10 Marítimo 4 3 1 1 1 3 4 Subiu 4 posições Jogos
11 Sporting 2 3 0 2 1 3 4 Desceu 3 posições Jogos
12 Feirense 2 3 0 2 1 1 3 Subiu 1 posições Jogos
13 Nacional 1 1 0 1 0 0 0 Desceu 3 posições Jogos
14 Rio Ave 1 3 0 1 2 0 2 Desceu 3 posições Jogos
15 U. Leiria 0 2 0 0 2 2 4 Subiu 1 posições Jogos
16 V. Guimarães 0 2 0 0 2 0 4 Desceu 1 posições Jogos

 

publicado por carlitos às 22:46

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

16
17
18
19

22
27

30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA