...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Quarta-feira, 22 de Junho, 2011

Jardim na elite europeia

 

Estreia-se numa acção reservada só a técnicos da UEFA.

Amanhã, segue-se uma outra novidade na carreira de Leonardo Jardim.É que o privilégio conferido pelo convite para treinar os arsenalistas abre-lhe as portas de um curso com a chancela da UEFA e reservado somente a treinadores de IV Nível e que estejam envolvidos nas provas europeias.

A partir de agora, o madeirense também integra essa elite. E, durante 48 horas, a acção promovida pela UEFA irá retê-lo, em Lisboa, ao lado dos outros técnicos portugueses que se encontram nas mesmas condições. Como, por exemplo, Domingos Paciência, o seu antecessor e agora no Sporting.

Gerson Magrão a caminho

O Sp. Braga contratou o médio-esquerdo Gerson Magrão, 26 anos, do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, que poderá assinar a qualquer momento.

Desta forma António Salvador preenche não apenas uma das lacunas do plantel, mas, mais que isso, garante o concurso dum jogador de grande qualidade, bastante experiente, que foi formado no Cruzeiro, passou por Feyenoord, Flamengo e de novo pelo Cruzeiro antes de se transferir para a equipa de Kiev, em 2009.

A BOLA

 

Jardim para criar raízes

É um ‘Jardim’ para criar raízes e uma aposta de futuro para cimentar. As notícias que agitaram o mercado nos últimos dois dias, com a saída de Villas-Boas do FC Porto para os ingleses do Chelsea, acabaram por ter repercurssão em Braga. E inquietaram adeptos e sócios já rendidos ao novo treinador arsenalista.

Os rumores surgiram de imediato, com Leonardo Jardim no centro das atenções - perante os conhecidos elogios do presidente azul e branco, Pinto da Costa, ao treinador - e apenas ao final do dia de ontem, com a confirmação oficial de Vítor Pereira como o novo técnico dos dragões, sossegaram os corações dos arsenalistas.

O nome de Leonardo Jardim - apresentado há duas semanas em Braga - era apontado como possível sucessor de Villas-Boas pela imprensa nacional, mas fonte do clube bracarense deixou, desde logo, a garantia de que tal cenário era “impossível”.

“Está completamente fora de hipótese . O treinador está bem em Braga e recomenda-se. Veio ontem [segunda-feira] da Madeira e já esteve reunido com o presidente de Departamento de Futebol para tratar da pré-temporada, do estágio e do plantel”, sublinhou o director de comunicação e imagem do Sp. Braga, Marco Aurélio Carvalho, acrescentando ainda que Leonardo Jardim tem três anos de contrato com o emblema bracarense e “é um treinador em que o Sp. Braga aposta muito”.

Leonardo Jardim faz ‘upgrade’ do curso de treinador

Depois do primeiro dia da semana dedicado a reuniões com o presidente António Salvador e o Departamento de Futebol do Sp. Braga, o técnico Leonardo Jardim seguiu, ontem, para Aveiro para acertar detalhes da rescisão do contrato com o Beira-Mar.

De Aveiro, Jardim rumou a Lisboa, onde durante dois dias faz um ‘upgrade’ do curso de treinador. O técnico regressa a Braga, amanhã, para prosseguir a preparação da nova época.

CORREIO DO MINHO

 

Gerson Magrão demasiado caro

O nome de Gerson Magrão foi ontem lançado na órbita do Braga, mas segundo informações recolhidas por O JOGO junto do clube arsenalista, dificilmente o médio do Dínamo de Kiev jogará na Cidade dos Arcebispos na próxima época. O brasileiro foi oferecido a António Salvador em Janeiro por um representante do agente FIFA Paulo Barbosa, e chegaram a realizar-se algumas reuniões. Contudo, as negociações nunca se concluíram devido ao elevado vencimento de Magrão, que esbarra na política orçamental dos bracarenses.

Jardim tira certificado para a UEFA

A mudança para Braga significou uma subida de vários patamares para Leonardo Jardim, ao ponto de obrigar o madeirense a actualizar as habilitações como técnico. Foi precisamente com essa intenção que ontem, ao fim da tarde, se fez à estrada e cumpriu os cerca de 380 quilómetros entre Braga e Oeiras, onde irá participar no seminário de formação pós-graduada UEFA Pro, que se realiza entre amanhã e sexta-feira. O objectivo do curso organizado pela Federação Portuguesa (FPF) de Futebol, no qual já participaram, entre outros, Jesualdo Ferreira, Paulo Bento, Jorge Jesus e André Villas-Boas, é certificar os participantes para as competições do organismo que tutela o futebol europeu nas temporada de 2011/12, 2012/13 e 2013/14.

 

Leonardo Jardim já tem no currículo o IV Nível do curso de treinadores - só assim pôde orientar o Beira-Mar nas provas organizadas pela Liga de Clubes -, mas isso não era suficiente para que pudesse treinar o Braga na Liga Europa, na qual se estreará em meados de Agosto, no play-off de acesso à fase de grupos da competição. Jardim terá primeiro de se submeter a esta formação, que terá a duração de 15 horas e, como director pedagógico, Arnaldo Cunha, que exerce as funções de director técnico nacional na FPF.

A reunião que manteve segunda-feira com António Salvador foi, por conseguinte, deveras importante para resolver as muitas questões que se encontravam pendentes em relação à constituição do plantel do Braga, até porque, nos próximos dias, o treinador estará praticamente incontactável. As regras do seminário UEFA Pro são bastante claras e não permitem a "utilização, sob qualquer forma, de telemóveis" ou outro tipo de aparelhos durante as aulas ou sessões de trabalho.

 

Keita emprestado ao clube de Pacheco

 

Tal como O JOGO já tinha avançado, Keita vai mesmo mudar-se de malas e bagagens para a China. O senegalês, que não fazia parte dos planos de Leonardo Jardim para a próxima temporada, tinha vários clubes portugueses interessados nos seus serviços (Olhanense, Setúbal, Beira-Mar e Gil Vicente), mas o seu futuro passa pelo Guoan de Pequim, que é treinado por Jaime Pacheco. O clube do técnico português ficou ainda com o direito de opção para a compra do passe do avançado, que chegou ao AXA no último Verão, transferido do Setúbal.

 

Estudiantes desviou Farías da Pedreira

Qualquer hipótese que ainda pudesse existir de Ernesto Farías reconsiderar a posição em relação a um possível ingresso no Braga neste defeso parece ter desaparecido por completo. Tudo porque, segundo a Imprensa argentina, o Estudiantes está no terreno para resgatar o avançado do Cruzeiro, que se sente entusiasmado com a possibilidade de voltar ao clube do coração. Aliás, o jornal "El Dia" garantia ontem que foi um telefonema realizado pelos dirigentes do emblema de La Plata que levou Farías a alterar por completo a atitude para com os arsenalistas, fazendo exigências demasiadas elevadas, que passavam pela transferência a título definitivo e um ordenado a rondar os 90 mil euros.

Face à recusa, não resta outra alternativa a António Salvador que não apontar baterias noutro sentido. O pedido realizado por Leonardo Jardim é claro: encontrar um avançado de área e que segure bem a bola.

 

Nuno Valente renovou

O jovem Nuno Valente acertou ontem a renovação de contrato com o Braga por um ano, embora o clube tenha a opção de o prolongar até 2013. Produto dos escalões de formação dos arsenalistas, o médio está escalonado para se apresentar dia 1 de Julho no arranque dos trabalhos, depois de empréstimos ao Vizela, da II Divisão, e ao Covilhã, da II Liga.

Jogo de apresentação com o Braga

A apresentação do Gil Vicente aos sócios está marcada para 26 de Julho, contra o Braga. Antes do jogo, que contará para a 3ª edição do troféu Crédito Agrícola, a equipa de Paulo Alves participa, a 15 e 16 de Julho, num torneio em Freamunde, e joga em Oliveira de Azeméis, a 20 de Julho, e na Covilhã, no dia 23. Definidas estão também as situações de Bruno Madeira e de Dany, que na época passada foi emprestado ao Tondela. Ambos rescindiram e estão livres para procurar clube.

O JOGO


Braga entra a vencer

Um penálti de Veiga, o desvio perfeito de Diogo a um cruzamento de Renato e um livre de Talocha deram à selecção de Braga a vitória sobre os checos do Zlín e a liderança do Grupo A, na abertura da Taça das Regiões, a prova de amadores da UEFA que tem como palco o distrito minhoto. O jogo não foi tão fácil como a sucessão dos lances decisivos pode fazer supor, mas foi sempre dominado pelos portugueses. A equipa de Dito entrou hesitante, mas libertou-se com o intervalo, mostrando a qualidade que vai crescendo nos campeonatos não profissionais - a de Renato, ex-Santa Maria (III), já chegou ao Aves, da II Liga, e este jogo mostrou porquê: fez uma assistência, provocou uma expulsão e o livre do segundo golo. O Zlín marcou de penálti, já com tudo decidido.

Braga 3

Zlín 1

Estádio 1º de Maio (Braga)

Árbitro Harald Lechner (Áustria)

Treinador Dito

Rui Vieira; Emanuel, Palheiras (Lamosa, 36'; Hugo Soares, 54'), China e Talocha (Ribeirinho, 71'); Gel e Hugo Veiga; Renato, Pedró e Nobre.

 

Treinador Petr Zapletal

Krajca; Matejka, Michalek, Vraga e Nanak; Zourek (Zabojnik, 22'), Skolnik (Suchacek, 70'), Danek e Valasek; Lukas e Hut'ka (Stojaspal, 83')

ao intervalo 1-0

GOLOS 45' Hugo Veiga, 54' Diogo, 65' Talocha, 68' Danek

CARTÃO AMARELO 8' Palheiras; 17' Skolnik; 29' Hutka; 42' Zabojnik; 60' Pedrinho; 72' Gel; 79' Valasek

CARTÃO VERMELHO 63' Nanak

 

Dito

"Foram a melhor equipa e o resultado está certo"

Dito já esperava que a "ansiedade" tolhesse os movimentos à selecção de Braga e, ao intervalo, teve uma "ligeira abordagem" do tema com os jogadores. "Já chega", fez-lhes ver, e eles "perceberam a mensagem", com melhoria evidente da qualidade do futebol, na segunda parte. O treinador acredita que a equipa "pode render mais", apesar da evidente necessidade de "gestão" para a "manter num nível razoável": ontem, as três substituições foram precipitadas por problemas musculares, que reflectem o carácter amador dos jogadores. "A forma como se preparam é limitada" e "jogar dia sim, dia não", em fim de época, implica riscos.

Grupo A

resultados 1ª jornada

Braga 3-1 Zlín

Yednyst Plysky 0-2 Wurttembergischer

classificação

J V E D GM GS P

1º Braga 1 1 0 0 3 1 3

2º wurttembergischer 1 1 0 0 2 0 3

3º Zlín 1 0 0 1 1 3 0

4º Yednyst Plysky 1 0 0 1 0 2 0

próxima jornada 2ª

quinta-feira, 23/06/11

Braga - Yednyst Plysky

Zlín - Wurttembergischer

Grupo B

resultados 1ª jornada

Ankara 0-0 Leinster & Munster

Região Sul Rússia 2-3 Belgrado

classificação

J V E D GM GS P

1º Belgrado 1 1 0 0 3 2 3

2º ankara 1 0 1 0 0 0 1

3º leinster & Munster 1 0 1 0 0 0 1

4º região sul rússia 1 0 0 1 2 3 0

próxima jornada 2ª

quinta-feira, 23/06/11

Região Sul Rússia - Ankara

Belgrado - Leinster & Munster

O JOGO

 

Carlos Resende assinou e ainda se despediu de Rito

Os tempos estão difíceis, e o andebol português não escapa à crise, sendo o ABC um dos maiores exemplos. Mas o seu presidente, Luís Teles, provou ser um lutador nato. Continua a chamar "Catedral do andebol português" ao Pavilhão Flávio Sá Leite, acredita "na alma guerreira e amarela" do clube, "no público excepcional e pouco comum" de Braga, e acaba de contratar Carlos Resende "por dois anos", conforme anunciou ontem, para "manter o ABC no topo", lembrando: "Resende foi campeão no ABC, foi campeão no FC Porto enquanto treinador e, não é coincidência, estamos a apresentar um treinador campeão e está lá em baixo, a dar o último treino, o professor Jorge Rito, outro treinador campeão."

Teles admitiu que, "face aos argumentos dos outros, o ABC não é favorito" e passou a palavra ao novo timoneiro.

"Tenho de agradecer ao presidente do ABC a confiança que deposita em mim para este desafio", começou por dizer Carlos Resende, explicando: "Este convite foi lançado num espaço curtíssimo de tempo e a minha decisão estava dependente da autorização das pessoas das organizações com as quais trabalho, e essas pessoas incentivaram-me a aceitar este novo projecto e também tenho de lhes agradecer."

A seguir, Resende explicou os objectivos de uma equipa que não é favorita: "Estar na luta pelos títulos. Se olharmos para a crueldade dos números, o ABC tem-se distanciado de FC Porto, Benfica e Sporting. Será um desafio diferente, e temos de estar conscientes daquilo que temos. Há que fazer internamente aquilo que antes fazíamos lá fora, que era lutar com equipas de orçamento bem maior do que o nosso."

 

Pedro Seabra no ABC

Pedro Seabra Marques será jogador do ABC nas duas próximas épocas. O contrato ainda não está assinado, nem qualquer elemento ligado aos minhotos o confirmou, mas O JOGO sabe que a contratação de Carlos Resende foi decisiva para os bracarenses ganharem a corrida pelo central.

Pedro Marques, que se encontra no Catar ao serviço da Selecção Nacional de sub-21 e que hoje, se jogar frente à Eslovénia, fará a 100ª internacionalização, tem 21 anos e é um produto das escolas do São Bernardo, onde começou a jogar com apenas cinco anos.

Em 2009 foi considerado o melhor jogador do European Open, um dos torneios para jovens de maior qualidade, tendo despertado a cobiça dos leões. Dois anos depois, vários clubes estiveram interessados nos seus serviços, mas o ABC de Carlos Resende, o ídolo de Seabra, ganhou a corrida por este estudante de Medicina. José Pedro Coelho é o outro reforço já garantido para a nova época.

O JOGO

----------------------------------------------------------------------------------------------

Sporting de Braga

Nuno Valente renova por uma época

O médio Nuno Valente renovou contrato por uma temporada com o Sporting de Braga, revelou o clube minhoto. Na última época, o jogador, de 19 anos, esteve ao serviço do Vizela, da II Divisão, até dezembro de 2010 e, a partir daí, no Sporting da Covilhã, da Liga de Honra. Segundo a nota, Nuno Valente vai apresentar-se com o restante plantel a 1 de julho.

PRIMEIRO DE JANEIRO

publicado por carlitos às 18:28

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
4

5
6
7
10

12
14
15
16

24

26
30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA