...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Terça-feira, 21 de Junho, 2011

Jardim já tomou o pulso

Depois da apresentação e um curto período de férias, Leonardo Jardim já instalou-se ontem definitivamente em Braga, e passou a tarde em reuniões com o presidente António Salvador. Ao fim do dia, surgiu a primeira decisão, com a definição do futuro de Aníbal.

Fechado este dossier, assim como também a confirmação oficial do empréstimo do guarda-redes Mário Felgueiras aos romenos do Brasov (equipa treinada pelo bracarense Toni), o Sp. Braga prepara-se para concluir outros importantes nas próximas horas, onde se fala em seis novos reforços a caminho.
A 11 dias do pontapé de saída, a 1 de Julho, o novo plantel arsenalista apresenta ainda várias indefinições, tanto a nível de colocações: Keita não entra nos planos de Jardim; e eventuais rescisões: casos de Diogo Valente, que deve permanecer em definitivo na Académica, e o luso-francês Marco Ramos já convidado a encontrar novo clube).

No entanto, os reforços desejados por Leonardo Jardim assumem-se como as prioridades da SAD bracarense, a saber: mais um guarda-redes, dois defesas centrais, um médio esquerdo, um médio criativo e mais um ponta de lança.



Carlos Resende ao leme do ABC

Carlos Resende será o novo técnico do ABC Braga, embora sem confirmação oficial. O timoneiro vai ser apresentado esta tarde no Pavilhão Flávio Sá Leite, dando início a uma nova era no conjunto minhoto. Curiosamente o dia fica marcado pelo último treino de Jorge Rito, no comando dos academistas, numa clara passagem de testemunho. Aliás, o novo treinador já deve ter os primeiros contactos com o grupo de trabalho, uma vez que à hora da sua apresentação a equipa vai encontrar-se no Pavilhão Flávio Sá Leite.

Ao nível do plantel, com José Coelho (ex-Madeira SAD) e Pedro Seabra Marques (ex-Sporting) como reforços, as renovações de Luís Bogas, Miguel Sarmento, Tiago Pereira e Álvaro Rodrigues, faltam poucas definições. O dossier Carlos Matos ainda está em aberto, sendo que não houve ainda acerto de renovação.
Diga-se que ao nível de saídas, Hugo Rosário vai representar o Madeira SAD, enquanto que Luís Oliveira, ainda júnior, ruma ao Sporting.

Sorteio ditou arranque de grande dificuldade


Ontem o dia ficou marcado pelo sorteio do campeonato nacional e o arranque vai ser de grau de dificuldade elevado para o ABC. Na primeira jornada, os minhotos vão receber o Sporting (10 de Setembro), no Pavilhão Flávio Sá Leite, sendo que na ronda seguinte deslocam-se ao reduto do Futebol Clube do Porto, actual campeão nacional. Na quarta jornada o ABC desloca-se à Horta, enquanto que na sexta mede forças com o Benfica, no reencontro com Jorge Rito.
CORREIO DO MINHO

 

Jardim abre o gabinete e conversa com Salvador
JUNTOS NA AFINAÇÃO DO PLANTEL

Leonardo Jardim voou da Madeira, instalou-se na sua nova casa e rumou ao Estádio Axa, onde chegou ao fim da tarde de ontem. Não há tempo a perder na preparação da nova época e, embora os telemóveis ajudem, não há nada como a comunicação direta para pôr tudo a correr sobre rodas. Por isso, o novo treinador bracarense passou parte da tarde reunido com António Salvador. O presidente chegou às 16 horas e esteve cerca de três horas à conversa com Jardim.

Há ainda arestas para limar no plantel que vai atacar a época 2011/2012 entre jogadores que ainda têm de ser contratados, meia dúzia, e alguns que têm de ser colocados noutros clubes. O mercado está finalmente a mexer e é nestas alturas que urge alguma precisão cirúrgica, sendo importante treinador e presidente estarem próximos para que não se perca o “timing” que alguns negócios em agenda e outros de ocasião que possam aparecer.

RECORD

 

Hora de estudo

Está traçado o plano de ataque do Braga ao mercado nas próximas duas semanas, período no qual os arsenalistas tentarão ficar com o plantel praticamente encerrado. A forma de actuar e os alvos ficaram ontem definidos durante uma reunião entre António Salvador e Leonardo Jardim, a primeira de uma semana que promete trazer novidades, designadamente em matéria de dispensas. O treinador já apresentou a lista de jogadores com os quais não conta para a próxima época e cabe agora ao presidente tentar encontrar uma solução para os excedentários, entre os quais Keita, que, apesar de ter alguns interessados em Portugal, continua a ter a China como destino mais provável.

Para que Jardim fique totalmente satisfeito com o grupo de trabalho, o Braga tem ainda de contratar um guarda-redes que possa fazer sombra a Quim; dois defesas-centrais mais experientes para concorrerem com Nuno André Coelho e Henrique; um médio esquerdino, que será Jorge Ribeiro desde que consiga desvincular-se do Benfica; e um médio-ofensivo e um atacante, duas posições para onde eram desejados Darragi (Espérance de Tunis) e Ernesto Farías (Cruzeiro), cujos negócios emperraram. Aliás, as complicações surgidas nos últimos dias à volta de ambos levaram os arsenalistas a ponderar muito bem as suas prioridades. Apesar de ter ganho muito dinheiro com a participação na Champions e na Liga Europa, Salvador não se desviará um milímetro da política que traçou: comprar bom e barato - se possível a custo zero - e vender pela melhor oferta possível, desde que não colida com os interesses do clube, como sucedeu em 2010/11 com Alan.

As maiores dúvidas nesta altura são Pizzi, Yazalde e Fernando Alexandre, embora os três tenham indicações para se apresentar no dia 1. O ex-Paços de Ferreira é desejado por clubes estrangeiros, mas não há pressa em vendê-lo; o ex-Rio Ave viu o seu nome ser associado ao Panathinaikos, mas tudo indica que vai participar no estágio e só depois conhecerá o futuro, sendo o Rio Ave novamente hipótese; já o trinco tem os direitos económicos divididos em partes iguais pelo Olhanense (parte da transferência de Henrique) e pelo agente FIFA Paulo Barbosa, e aguarda por uma proposta tentadora para mudar de ares.


Reforçar a defesa com a compra de mais dois defesas-centrais

A maior lacuna do Braga nesta fase é o eixo da defesa. Com as saídas de Paulão, Rodriguez, Kaká e mesmo Aníbal , os arsenalistas foram obrigados a procurar quatro centrais no mercado, mas até agora ainda só conseguiram dois: Nuno André Coelho e Henrique. Por isso, a prioridade de António Salvador continua a ser a compra de jogadores para esta posição, para que, no mínimo, Leonardo Jardim já possa contar com três no começo dos trabalhos, embora o ideal fosse mesmo a chegada de dois.


Concretização da transferência de Pizzi para o estrangeiro

Em virtude do aparentemente elevado número de interessados em Pizzi, António Salvador acredita que, mais tarde ou mais cedo, a transferência do extremo vai realizar-se. Por isso, o presidente do Braga está a gerir este dossiê com a máxima dose de paciência, pois nunca se sabe que tipo de oferta poderá chegar aos gabinetes da SAD nos próximos dias. É público que um clube russo apresentou uma proposta a rondar os oito milhões de euros pela compra de metade do passe do internacional sub-21 português, mas será que alguém oferecerá mais?

Aníbal cedido ao Covilhã

Um dos primeiros jogadores a conhecer oficialmente o destino foi Aníbal. O central vai ser emprestado ao Covilhã na próxima época, à semelhança do que sucede com o lateral-direito Dani, mas antes o Braga tratou de o prender. O acordo para a renovação do contrato do internacional sub-20 português, cuja situação salarial foi ainda substancialmente aumentada, foi obtido ontem ao final da tarde, após uma reunião entre António Salvador e o representante do atleta, Paulo Patrício.

Apesar de ter ido parar à II Liga, Aníbal revelou ao sítio do Braga que encara este empréstimo como "um passo em frente na carreira, porque é importante rodar e evoluir tendo a convicção de voltar para conseguir a afirmação plena". "A renovação do contrato dá-me outra tranquilidade e ajuda-me a concentrar apenas neste objectivo imediato [Mundial sub-20]", referiu ainda o central.



Guilherme tem mercado

Considerado uma das maiores promessas do Braga, Guilherme ainda tenta perceber qual será o seu futuro próximo. O brasileiro, que se encontra nesta altura a gozar férias no país natal, encaixa na perfeição no perfil de jogador que os arsenalistas procuram para o lado esquerdo do meio-campo, mas tudo indica que vai ser emprestado para poder jogar com regularidade, algo que na Cidade dos Arcebispos seria complicado, perante a concorrência de Hugo Viana e Salino. Pretendentes não faltam. Aliás, alguns clubes da I Liga já mostraram interesse em recebê-lo e agora só aguardam pelo resultado de uma reunião que António Salvador vai ter, muito em breve, com representantes da Gestifute, empresa que gere a carreira do jovem médio esquerdino, para saber se o poderão receber.

O JOGO

 

Sete dias para agarrar o contrato de uma vida

Abre-se hoje uma janela única de oportunidades para jogadores amadores agarrarem um contrato de sonho. Sob a égide da UEFA, a prova junta selecções de oito regiões europeias, de oito países, que, durante esta semana, apresentam alguns dos talentos que evoluem no anonimato dos escalões secundários. A fase final da sétima edição da competição joga-se em Portugal, em concreto no Minho. Complexo Desportivo de Fão, Estádio Cidade de Barcelos, Estádio 1º de Maio, em Braga, e campo Cruz do Reguengo, em Vila Verde, são os palcos escolhidos.

Portugal está representado pela selecção da Associação de Futebol de Braga. A competência técnica foi entregue a Dito, um minhoto de gema, com um currículo invejável como jogador e um treinador que mostrara, por exemplo, ao serviço do Salgueiros, ter a coragem para apostar em jogadores das camadas mais baixas do futebol português.

A trabalhar desde Setembro num projecto de cariz essencialmente amador, e, por essa razão, limitado - não podem participar jogadores que tenham assinado contrato profissional - Dito apercebeu-se que "existem uns cinco ou seis valores com fortes possibilidades de jogar nas Ligas profissionais". A maior dificuldade é "encontrar o equilíbrio e fixar uma programação adequada para corresponder às exigências competitivas", uma vez que a maioria são jogadores/trabalhadores.

O espírito de sacrifício na fase intermédia, e nas duas semanas anteriores à competição, que arranca hoje, constitui um forte alicerce na convicção de Dito em "ganhar a taça". Aliás, dos quatro treinadores na conferência de Imprensa, foi o mais frontal na ambição de conquistar o troféu. Por isso, gracejou com a satisfação dos seus homólogos ucraniano e alemão pelo "bom tempo e as praias bonitas" de Ofir.

Taça das Regiões fez nascer Sereno

Sereno é um caso paradigmático do potencial de oportunidades da Taça das Regiões. A vida do defesa mudou radicalmente em 2004, quando representou a selecção de Portalegre. As exibições de Sereno valeram-lhe a entrada no Guimarães, de onde seguiu para o Valhadolid, saltando em seguida para o FC Porto. Três anos antes, o lateral Tony (Guimarães) e o guardião Marco (ex-Arouca), faziam a sua aparição numa prova internacional, rompendo com as fronteiras da III Divisão, para darem o salto para as provas profissionais.

Varzim pescou na selecção de Braga


O desafio da selecção de Braga estava ainda a meio, já Emanuel despertara a cobiça do Varzim. O lateral-direito conseguiu um contrato que, não sendo fantástico, pelo menos o fez sair do Esposende, da III Divisão, para escalar um degrau. Se o Varzim não tivesse descido à II Divisão, o destino do defesa, de 22 anos, seria a Liga Orangina.

Irónico é que o percurso de Emanuel é um retorno ao clube onde fez toda a formação. Agora, participa na fase final da Taça das Regiões com outra perspectiva de futuro.
O JOGO

 

 

Taça das Regiões da UEFA arranca hoje

A Taça das Regiões da UEFA, a mais importante competição para futebolistas amadores, arranca hoje, no Minho, com a realização dos quatro primeiros jogos dos Grupos A e B.
'Tudo fazer para que a competição decorra na perfeição', é a grande meta apontada por Álvaro Albino, porta-voz da Federação Portuguesa de Futebol, entidade que, em parceria com a UEFA e em colaboração com a Associação de Futebol de Braga, organiza este torneio.
'Estou convencido que as equipas que participam nesta fase final não vão ficar desiludidas e irão ficar muito satisfeitas com as condições que lhes foram proporcionadas', disse o também diretor da Taça das Regiões da UEFA.
Conseguir atrair muito público às bancadas dos quatro recintos que acolhem a competição é um desafio, pois, como adiantou Álvaro Albino, 'as equipas que estão aqui presentes são completamente desconhecidas e o próprio torneio não é propriamente conhecido',
Contudo, disse estar 'convicto', que 'as pessoas vão aderir e que vão mesmo ficar agradavelmente surpreendidas com a qualidade dos jogadores e do futebol praticado dentro das quatro linhas',
'Necessitamos do público para termos uma grande festa do futebol e acredito que vamos ter assistências muito razoáveis para um evento desta natureza', concluiu.
Os encontros marcados para hoje são os seguintes: Grupo A – Braga-Zlín (Rep. Checa), no Estádio 1.º de Maio (17h00); Yednyst Plysky (Ucrânia)-Wüttemberg (Alemanha), Cruz do Reguengo (18h00). Grupo B – Ancara (Turquia)-Leinster & Munster (Irlanda), Cidade de Barcelos (17h00); Região Sul (Rússia)-Belgrado (Sérvia), Centro Desportivo Fão (18h00).

Hoje. Estádio 1.º de Maio acolhe jogo entre Braga e os checos do Zlín
PRIMEIRO DE JANEIRO
 

 

publicado por carlitos às 16:50

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
4

5
6
7
10

12
14
15
16

24

26
30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA