...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

contador
Domingo, 19 de Junho, 2011
 
 
 

Baiano vai assinar por quatro épocas


Baiano vai ser jogador do SC Braga. O defesa-direito estava em final de contrato com o Paços de Ferreira e o seu passe pertencia ao clube brasileiro Grémio Anápolis, com quem os responsáveis arsenalistas acertaram a transferência.
 
O contrato será válido por quatro temporadas e com as entradas de Baiano nos quadros arsenalistas, ficam fechadas as vagas para lateral-direito.

O concorrente do ex-pacense por um lugar no onze será Rodrigo Galo, contratado ao Gil Vicente.
ABOLA
 
Baiano para reforçar sector mais deficitário
LATERAL-DIREITO ASSINA POR 4 ANOS
   
O Sp. Braga não deixou que passasse muito tempo entre a transferência de Miguel Garcia para o futebol turco e a contratação de um jogador para o lado direito da defesa. Baiano foi o eleito. O jogador que se destacou com a camisola do Paços de Ferreira chegou a ser dado como hipótese para reforço do V. Guimarães mas a verdade é que o seu futuro passa pelo Minho mas não pela Cidade Berço... Braga é o seu destino. Leonardo Jardim espera poder contar com um lateral muito forte a defender mas que é capaz também de dar grande profundidade e segurança quando sobe para o ataque, onde na Mata Real apareceu muitas vezes a assistir os avançados com cruzamentos de régua e esquadro.

A aposta do Sp. Braga em Baiano é reforçada ainda por uma ligação válida por quatro anos em relação a um defesa que agora terá outra visibilidade e que no futuro poderá representar uma mais-valia para a SAD bracarense. Baiano completou 24 anos em fevereiro e tem muito espaço e tempo para continuar a evoluir.
RECORD
 

Diogo Valente vai continuar na Académica
Avançado tem mais uma época de contrato com o Sp. Braga mas até pode rescindir e assinar em definitivo pela Briosa.

A Académica garantiu o concurso de Diogo Valente pelo menos por mais uma época, apurou o Maisfutebol. Depois de ter alinhado na Briosa na última temporada, por empréstimo do Sp. Braga, falta apenas definir em que moldes irá permanecer em Coimbra: nova cedência, uma vez que o avançado está vinculado aos minhotos por mais uma época, ou, em alternativa, a título definitivo, tendo, neste caso, de rescindir previamente com os arsenalistas.

Ambos os cenários são possíveis, sendo certo que o esquerdino estará às ordens de Pedro Emanuel logo no início dos trabalhos, agendado para 4 de Julho, num desfecho há muito desejado por ambas as partes e tornado possível pelo facto de Leonardo Jardim não pretender incluí-lo no plantel do Sp. Braga.

Diogo Valente foi um dos jogadores mais utilizados pela Académica na última época, com um total de 36 jogos (29 na Liga, seis na Taça de Portugal e um na Taça da Liga), três golos apontados, um em cada competição, e destacou-se ainda no capítulo das assistências. Em suma, foi dos elementos com rendimento mais elevado na passada temporada.
MAIS FUTEBOL

 

Diogo Valente certo

Aos poucos, o plantel vai ganhando forma. Após a oficialização de Pedro Emanuel como treinador da Académica para as próximas duas épocas, os homens que mandam no futebol estudantil têm dado passos firmes na construção do grupo de trabalho para a temporada 2011/12. O nome mais recente é o de Diogo Valente, segundo O JOGO conseguiu apurar. O extremo-esquerdo vai repetir a experiência do ano passado e voltará a vestir a camisola da Briosa, tal como era seu desejo há muito tempo.

A verdade é que havia muitos emblemas interessados na contratação do jogador - Rio Ave e Beira-Mar eram apenas dois deles, embora também não tenha faltado a cobiça do estrangeiro -, mas Valente desde a primeira hora demonstrou vontade em tentar repetir a boa época a título individual que rubricou em 2010/11, sendo um dos jogadores mais utilizados e o que mais assistências para golo protagonizou.

Só que desta vez poderá haver uma pequena diferença em relação ao negócio verificado na temporada transacta. Sem espaço nas escolhas do novo técnico dos bracarenses, Leonardo Jardim, e com apenas mais um ano de vínculo ao Braga, é provável que Diogo Valente venha a ser cedido a título definitivo aos estudantes, embora o clube liderado por António Salvador tenha, ao que tudo indica, precavido os seus interesses quanto a um negócio futuro.

Na cidade do Mondego, após uma temporada em que foi orientado por três treinadores (Jorge Costa, José Guilherme e Ulisses Morais), o extremo canhoto vai cruzar-se com um antigo colega de equipa; é que Pedro Emanuel e Diogo Valente representaram em simultâneo o FC Porto, em 2006/07, e a verdade é que o agora treinador deu luz verde aos responsáveis da Briosa para segurarem o futebolista.

29

O esquerdino alinhou em 29 jogos da Liga ZON Sagres da última época pelos estudantes, somando 2117 minutos e sendo o quinto elemento mais utilizado.

3

Foi o assistente de serviço, mas também fez o gosto ao pé: marcou dois golos no campeonato e um na Taça da Liga.

Baiano fecha o lado direito
Após analisar cuidadosamente o mercado, o Braga avançou para a contratação de Baiano, que nas últimas duas épocas representou o Paços de Ferreira. O acordo entre as duas partes é total e ficou consumado ainda antes de o brasileiro voltar ao país natal para gozar um merecido período de descanso. O contrato será válido para as próximas quatro temporadas, sinal inequívoco da confiança que os dirigentes arsenalistas depositam nas capacidades do lateral-direito, que no plantel terá a concorrência directa do compatriota Rodrigo Galo, contratado neste defeso ao recém-promovido Gil Vicente. Fica assim fechado o lado destro da defesa idealizada por Leonardo Jardim, à qual fica a faltar apenas dois centrais.

A contratação de Baiano, que chegou a ser colocado na rota do Guimarães, enquadra-se perfeitamente nas que o Braga tem realizado ao longo deste defeso. Exceptuando as de Zé Luís e Rodrigo Galo, que obrigaram o clube da Cidade dos Arcebispos a despender sensivelmente 900 mil euros, todas as outras foram concretizadas a custo zero. António Salvador recusa liminarmente a ideia de entrar em loucuras, especialmente numa altura em que o país está mergulhado numa crise económica, e, por isso, não perdeu a oportunidade de agarrar o defesa que pertencia aos quadros do Grémio Anapólis, com quem os arsenalistas chegaram a um entendimento.

A próxima época será a quarta consecutiva de Baiano no campeonato português, no qual entrou pela porta do Belenenses. Foi a partir do momento em que rumou à Capital do Móvel (2009/10), porém, que começou a confirmar todo o potencial que lhe era reconhecido. Veloz e com grande vocação ofensiva, o lateral-direito de apenas 24 anos rapidamente conquistou a confiança de Paulo Sérgio, primeiro, e Ulisses Morais, depois. Aliás, nem mesmo a entrada de Rui Vitória para o comando dos pacenses, em 2010/11, o fez cair da equipa. Antes pelo contrário. O brasileiro era um dos indiscutíveis do treinador dos castores, que o utilizou em 28 dos 30 jogos do campeonato - nos outros dois não pôde jogar devido a castigo (acumulação de cinco amarelos e vermelho).

No currículo tem já uma presença na final da Taça da Liga (2010/11), que viria a deixar fugir para o Benfica, em Coimbra, e na Supertaça Cândido de Oliveira, que viria ser conquistada pelo FC Porto, em Aveiro. Será que é em Braga que vence o primeiro troféu da carreira?


Um golo tramou o Braga e o outro Leonardo Jardim
Baiano já vinha sendo seguido pelo Braga há algum tempo, mas foi a exibição que realizou no embate contra a equipa bracarense, em Setembro, que aguçou ainda mais o apetite. Baiano foi eleito o melhor em campo por O JOGO e muito por culpa do espectacular golo que marcou, num remate cruzado de fora da área que não deu hipóteses a Felipe, oferecendo ao Paços de Ferreira um precioso empate (2-2). Aliás, não deixa de ser curioso que o outro tiro certeiro do ex-pacense na última época tenha sido obtido contra a equipa que era orientada por Leonardo Jardim, que agora vai reencontrar em Braga. O seu momento de inspiração não só impressionou o técnico, como também fez tropeçar o Beira-Mar (1-1).


Desaproveitado no Restelo
Apesar de ter chegado a Portugal com as expectativas altas, Baiano teve uma primeira época para esquecer. Membro de uma equipa do Belenenses que foi orientada por três treinadores, sentiu imensas dificuldades em impor-se perante a concorrência de Cândido Costa. Por isso, no final da época de 2008/09 decidiu deixar o Restelo.


Afirmação na Mata Real
Foi em Paços de Ferreira que Baiano conseguiu afirmar-se como um dos melhores laterais-direitos do campeonato. Em duas épocas pelo clube da Capital do Móvel, o brasileiro fez sempre parte dos intocáveis dos treinadores Paulo Sérgio, Ulisses Morais e Rui Vitória e ainda marcou presença na final da Taça da Liga e da Supertaça.


Vandinho participou em jogo de beneficência
Vandinho está de saída mas não perde os bons hábitos. Ontem, em Barão de Melgaço (Mato Grosso), jogou por uma selecção daquela localidade brasileira contra o Santa Terezinha, numa partida beneficente, onde foi montado um posto para a doação de alimentos.



Leixões fecha ciclo de jogos antes do estágio de Melgaço

A equipa de Leonardo Jardim vai fazer a apresentação do Leixões, dia 16 de Julho, no último jogo antes do estágio de Melgaço. Também confirmados para jogos de preparação estão os seguintes adversários: Freamunde (9 Julho), Brasov (12) e Moreirense (21).


Lugares anuais não excedem previsões
Faltam ainda perto de três semanas para o fim da primeira fase de venda de lugares anuais - 13 de Julho - e o Braga conta, para já, com três mil vendidos, número que ronda 35% do total da época passada - cerca de oito mil - e faz a SAD e o departamento que gere esse dossiê estarem optimistas em relação ao futuro.

Nas últimas três épocas, o número de lugares anuais vendidos tem subido exponencialmente. Em 2008/09, ultrapassou ligeiramente os seis mil. Em 2009/10 chegou a sete mil e na época passada a subida foi igual. Agora, não é crível que, pelo menos na primeira fase, a barreira dos oito mil seja suplantada, mas a esperança é que se registe uma igualdade. Depois, na segunda fase, há novas oportunidades para ser quebrado o último recorde.

A última semana é sempre aquela que regista mais afluência, até porque a bola já começou a rolar e os adeptos fervilham de outra forma. No pacote disponibilizado entre 15 e 160 euros, os adeptos podem assistir a todos os jogos em casa para o campeonato e ainda têm como bónus o play-off de acesso à Liga Europa.


...Emílio Macedo

"Não há inveja do Braga nem de outro clube"

O sucesso do Braga incomoda o Vitória ou funciona como estímulo?

Não me interesso muito pelo que fazem as outras equipas, incluindo o Braga. Eles têm uma filosofia de trabalho, nós temos a nossa. É uma gestão calculada em função dos recursos que temos. Os empresários da região estão de costas voltadas para o clube; basta pensar que na época anterior ficaram 18 camarotes por vender, e julgo que isso não tem nada que ver comigo. Isso poderia acontecer com outro presidente. As empresas, sobretudo as que estão ligadas ao ramo têxtil, debatem-se com grandes problemas e, por isso, só lutamos com as armas que nos restam. Nos últimos quatro anos, desde que cá estou, temos feito o nosso trabalho com dignidade, dedicação e muito rigor.

Assume algum sentimento de inveja?

Nunca tive inveja de ninguém. Nem se pode falar numa grande diferença entre os dois clubes, porque, no fim da época, o Braga apenas somou mais três pontos do que o Guimarães.

Essa curta diferença vai esbater-se na próxima época?

Queremos ficar no primeiro terço da classificação, entre os melhores, como aconteceu na época anterior. Conseguimos atingir os nossos objectivos, ficando nos primeiros cinco lugares e disputando a final da Taça de Portugal. Infelizmente não ganhámos nada, mas atingimos os objectivos. ...

O JOGO

 

Yazalde está na lista de Jesualdo
 Por António Casanova

A informação tem origem na Grécia. Entre relatos permanentes de convulsão social, política e económica, que projectam o território grego, especialmente a capital Atenas, para um mediatismo imenso, sobra ainda espaço para manter viva a corrente noticiosa relacionada com o futebol.
 
Garante a Imprensa helénica que o Panathinaikos está muitíssimo activo no mercado, na tentativa de reforçar os seus quadros para uma temporada em que o destaque será a presença na Champions League.

Aparentemente, Yazalde é um dos reforços desejados por Jesualdo Ferreira na equipa grega.
A Bola
 
publicado por carlitos às 17:28

Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
4

5
6
7
10

12
14
15
16

24

26
30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA