...onde o facto pactua com a verdade... sempre!!!

Sábado, 18 de Junho, 2011

 

 

LIGA: Todos os Treinadores são Portugueses!

 

Porque é um facto pouco usual quer seja em Portugal, seja noutro país qualquer referência para o facto de na próxima época todas as 16 equipas nacionais vão ser orientadas por treinadores Portugueses.

Realmente, são portugueses os 16 treinadores que se vão sentar nos bancos da Liga de futebol, no arranque do novo campeonato, acentuando-se a tendência recente de que, também aqui, «o que é nacional é bom». Pela segunda vez nos últimos três anos, só há treinadores portugueses nas equipas que vão disputar o campeonato, repetindo-se o quadro de 2009/2010, o primeiro ano só com técnicos principais lusos, desde que a prova é organizada pela Liga de Clubes.

Em 1999/2000, quando a Liga tomou conta da organização do campeonato, começaram dois estrangeiros no banco - o alemão Jupp Heynckes, no Benfica, e o italiano Giuseppe Materazzi, no Sporting – e, até há duas épocas, o total foi variando entre um e quatro não portugueses, nos treinadores.

Esses números contrastam com os das décadas anteriores, em que o recurso a um estrangeiro, sobretudo nos clubes financeiramente mais fortes, era trivial. No regresso aos trabalhos, FC Porto e Benfica repetem os seus treinadores que tão bem sucedidos foram nos dois últimos anos, André Villas-Boas e Jorge Jesus. Não faltam diferenças entre o campeão do ano passado e o de 2009/2010, o mais novo e o mais velho dos técnicos para a nova época. Villas-Boas é o mais novo, com 33 anos, e vai apenas para a terceira época como treinador principal, depois de um ano na Académica e a consagração total no Dragão, na época em que «fez esquecer» Mourinho. Jesus, 56 anos, é o mais velho e tem uma carreira feita a pulso, em mais de 20 anos.

No Benfica, onde começou a ganhar, para depois viver uma época frustrante, vai para o terceiro campeonato. Quanto ao Sporting, mantém-se fiel ao que fez nos últimos tempos e aposta num treinador português, e jovem. Desde o romeno Laszlo Boloni (saiu em 2003) que o Sporting só é orientado por portugueses - Fernando Santos, José Peseiro, Paulo Bento, Carlos Carvalhal, Paulo Sérgio, José Couceiro. O homem que se segue é Domingos Paciência. Entra em Alvalade em alta, depois de ter levado o Sporting de Braga ao segundo lugar e, depois, à final da Liga Europa. Antes disso, tem no currículo uma boa época na União de Leiria e duas na Académica.

O substituto de Domingos no Sporting de Braga é Leonardo Jardim, que vem do Beira-Mar, e o Vitória de Setúbal confirma o seu ex-jogador Bruno Ribeiro. A "briosa", que nunca teve treinadores estrangeiros na Liga e foi o "laboratório" para Domingos e Villas-Boas, vira-se agora para Pedro Emanuel, uma estreia após ser adjunto no FC Porto. O padrão treinadores ex-jogadores de algum sucesso está também presente no Beira-Mar (Rui Bento), Marítimo (Pedro Martins) e Gil Vicente (Paulo Alves, na sua sexta época no clube). No plano oposto estão os "dinossauros" Carlos Brito, sempre no Rio Ave desde 1996/1997, excepto quatro épocas, e Manuel Machado, o treinador vimaranense, que rivaliza com Jesus em longevidade. O Nacional aposta em Ivo Vieira, um treinador feito «na casa». Continua no Olhanense Daúto Faquirá, no Paços de Ferreira Rui Vitória e na União de Leiria Pedro Caixinha, depois de uma época bastante segura. O Feirense - um dos promovidos, a par do Gil Vicente - dá deu um voto de confiança ao técnico da subida, Quim Machado.

Bem recentemente na Liga "quase" tinhamos esta mesma composição de treinadores 100% portuguesa, não fosse a excepção Quique Flores do Benfica.

publicado por carlitos às 16:48

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Outra Cidade de Braga
mais sobre mim
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
4

5
6
7
10

12
14
15
16

24

26
30


ELEVADOR DO BOM JESUS DO MONTE
pesquisar
 
últ. comentários
ola Sílvia.Como amigo que fui do Mário, não podia ...
Olá Carlos!Peço imensa desculpa por não ter respon...
Força Sporting!!! Vamos ganhar Zurich!!!!
Se foi apanhado nas malhas do doping só terá de pa...
Creio que virá a ser uma grande jogador!! já tinha...
É bom ver que grandes marcas como a HP têm em cont...
Será verdade? Este Alan gosta muito de picar o Jav...
Sinceramente acho que este senhor ficou tempo dema...
Poderíamos ter uma equipa já apurada para a próxim...
Vale é que muitos pais avós (agora promovidos a am...
LARGO do PAÇO BRAGA
BRAGA
JARDIM SANTA BÁRBARA - BRAGA
BANCO DE PORTUGAL - BRAGA
SC BRAGA
Outra Cidade de Braga
VICE-CAMPEÃO NACIONAL
ESTÁDIO AXA
subscrever feeds